Movimento de feriado de final de ano atinge pico nos aeroportos do Japão

Apesar do pico neste final de semana, a previsão é que o tráfego nos aeroportos japoneses seja reduzido devido ao enfraquecimento do iene.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo


 

Às vésperas do feriado prolongado de Ano-Novo, os japoneses estão viajando de avião para aproveitar as festas de final de ano junto com a família, longe das grandes cidades ou ir para exterior. Estimativas indicam que mais de 1 milhão de pessoas passarão pelo Aeroporto Internacional de Narita, nas proximidades de Tóquio.

Entretanto, apesar do pico que começa neste final de semana, a previsão para este ano é que o tráfego nos aeroportos do Japão seja reduzido devido à elevação do imposto sobre vendas e o contínuo enfraquecimento do iene.

Segundo a empresa operadora do aeroporto de Narita, neste sábado (27), cerca de 48 mil pessoas estão marcadas para partir do país com destino ao exterior. Entre os destinos mais procurados pelos japoneses estão Havaí, Guam e Taiwan.

A empresa estima que um pouco mais de 1,24 milhão pessoas trafegarão pelo aeroporto durante os feriados de final de ano. Entretanto, em comparação com o mesmo período no ano passado, este número corresponde a uma redução de 4%.

A elevação da taxação do imposto sobre o consumo em abril último, que deixou as passagens mais caras, bem como o maciço enfraquecimento do iene em relação ao dólar, são apontados pela operadora como principais responsáveis pela queda no movimento.

O pico de movimentação de retorno está previsto para o dia 4 de janeiro, quando são esperados cerca meio milhão de pessoas retornando do feriado pelo aeroporto de Narita.

== Kyodo

 

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Tsubasa Imamura interpreta ‘Chão de Giz’, de Zé Ramalho

Next Article

Técnico da seleção do Japão nega envolvimento em manipulação de resultados

Related Posts