Guarda Costeira do Japão prende capitão de barco chinês por recusar inspeção

O capitão se recusou a permitir inspeção a bordo por suposta prática de extração ilegal de corais.

Do Mundo-Nipo

A Guarda Costeira do Japão prendeu o capitão de um barco de pesca chinês que navegava na zona econômica exclusiva do país. De acordo com o órgão, o capitão se recusou a permitir inspeção a bordo por suposta prática de extração ilegal de corais.

A prisão ocorreu na manhã de sábado (27), quando um avião da Guarda Costeira localizou a embarcação a cerca de 80 quilômetros a sudeste da principal ilha do Arquipélago de Okinawa, no extremo sul do país.

Um barco de patrulha se aproximou do pesqueiro várias horas depois e ordenou que parasse para uma inspeção a bordo. Porém, a embarcação afastou-se, percorrendo 60 quilômetros em fuga. Depois de alcançar a embarcação, oficiais da Guarda Costeira subiram a bordo e prenderam o capitão, de 30 anos. O pesqueiro foi levado até um porto de Okinawa, onde o capitão e outros tripulantes estão sendo interrogados.

No mês passado, o Japão modificou a legislação e aumentou o valor de multas por recusa a inspeções a bordo em sua zona econômica exclusiva. A revisão da lei foi realizada depois que uma grande quantidade de navios chineses foi vista aparentemente extraindo corais no entorno das ilhas japonesas de Ogasawara, no Oceano Pacífico.

Fonte: NHK News

 

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Cheesecake de morango Foto Stockvault 900x600 23 04 2016

Receita de cheesecake de tofu com morango

Next Article

Japão cancela ordem de evacuação em algumas áreas de Minamisoma

Related Posts