Renomada escritora japonesa Toyoko Yamasaki morre aos 88 anos

Yamasaki ganhou o Prêmio Naoki para ficção em 1958 por seu segundo romance “Hana Noren”.

Do Mundo-Nipo

 (Foto: reprodução NHK)
(Foto: reprodução NHK)

A renomada escritora japonesa Toyoko Yamasaki morreu no dimingo (29) de insuficiência cardíaca aos 88 anos de idade.

Nascido na cidade de Osaka, no oeste do Japão, Yamasaki começou a escrever romances enquanto trabalhava como jornalista. Seu mentor era o escritor Yasushi Inoue, que também era dos supervisores no seu local de trabalho.

Yamasaki ganhou o Prêmio Naoki para ficção em 1958 por seu segundo romance “Hana Noren”. O livro retrata a cultura comerciante de Osaka antes da Primeira Guerra Mundial. Depois de ganhar o prêmio, ela deixou o jornalismo e dedicou-se à escrita.

Muitas de suas histórias foram transformadas em filmes e dramas de televisão, incluindo a “Torre Branca”, que expôs a corrupção em hospitais universitários.

Em 2009, ela publicou “A Man of Fate”, um romance de quatro volumes sobre um jornalista que se vê envolvido no vazamento de um documento confidencial do Ministério das Relações Exteriores.

Yamasaki continuou a escrever até a sua morte. Em agosto deste ano, ela começou a trabalhar em um romance serializado sobre um oficial da Defesa Marítima, cujo pai era um oficial da marinha no antigo Exército Imperial Japonês. Sua editora diz que ela tinha terminado a primeira parte da história.

As informações são da rede NHK.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Ministro da Indústria do Japão defende desmantelamento da usina Fukushima Daini

Next Article

Japão estima receita adicional de 5,1 trilhões de ienes após aumento sobre imposto

Related Posts