Já é Ano Novo no Japão e Tóquio transmite queima de fogos ao vivo

Mesmo em meio a neve, o novo ano foi celebrado no Japão tanto com a tradicional cerimônia “Joya no Kane” como com queima de fogos.
Ano Novo com queima de fogos em Toquio 2022 Foto Reproducao YouTube 900x550 1
Tóquio 2022 | Reprodução/YouTube

O Ano Novo já é uma realidade no Japão, ou seja, 2022 já começou no Japão desde às 00h00:01 de sábado, 1º de janeiro de 2022 (12h00:01 de sexta-feira, 31, no horário de Brasília).

Também já é 2022 na Coreia do Sul, China e outros países da Ásia, bem como na Austrália, onde o fuso horário marca as primeiras horas do dia 1º de janeiro.

Sidney promoveu o tradicional espetáculo de queima de fogos em meio a calor de 30º graus Celsius, enquanto os japoneses enfrentaram um fortíssimo frio neste inverno, com acúmulo de neve recorde no país, chegando a 2 metros principalmente em localidades no norte e oeste do arquipélago, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

Mesmo em meio a neve pesada, a entrada do novo ano foi celebrada no Japão tanto com a tradicional cerimônia Joya no Kane como com queima de fogos.

A principal queima de fogos de 2022 em Tóquio foi transmitida ao vivo.

YouTube / Beautiful Music

Muitos japoneses usaram as mídias sociais para celebrar a entrada do novo ano com vídeos de queimas de fogos locais.

Joya no Kane

A cerimônia Joya no Kane é a maneira que os japoneses sinalizam a entrada do novo ano. Ao contrário das culturas ocidentais, a cultura japonesa não possui o hábito de comemorar a virada do ano com fogos de artifício, apesar de muitas cidades, principalmente Tóquio, realizarem queima de fogos em locais famosos.

Contudo, a tradição japonesa ainda se faz muito presente, com a cerimônia Joya no Kane, na qual eles utilizam os gigantescos sinos dos templos budistas para anunciar o novo ano com 108 badaladas.

Monges no templo de Higashiyama em Kyoto se prepraram para tocar as 108 badaladas de Ano Novo Foto Fumihiko Ueno Media Commons 1
Monges no templo de Higashiyama, em Kyoto, se preparam para tocar as 108 badaladas de Ano Novo | Foto / Arquivo / Fumihiko Ueno

Segundo a crença budista, as 108 badaladas representam os pecados ou desejos mundanos do homem, e o tocar do sino serve para afastar esses desejos, a fim de purificar a alma.

O total de 108 badaladas dá-se através da seguinte conta:  os seis sentidos (visão, audição, olfato, paladar, tato e consciência), multiplicados por três reações (positivas, negativas ou indiferentes), o que resulta num total de 18 possíveis desejos. Cada um desses desejos pode estar ligado ou separado do prazer, portanto multiplica-se por 2, dando um total de 36 desejos. Cada um desses desejos pode se manifestar no passado, presente ou futuro, portanto multiplica-se 36 por 3, dando como resultado 108.

  Veja todas as tradições das celebrações de Ano Novo no Japão

== Mundo-Nipo (MN)

Resumo: Mesmo em meio a neve, a entrada do novo ano foi celebrada no Japão tanto com a tradicional cerimônia Joya no Kane como com queima de fogos.
Tags: Ano-Novo, Ano NovoAno Novo japonêsCultura japonesaDestaque Oshougatsu,

Total
1
Shares
Previous Article
Osechi em caixa Jubako | ©Aflo Images

Osechi, a ceia de Ano Novo no Japão

Next Article
Kane Tanaka em setembro de 2021 Foto Cortesia Prefeitura de Fukuoka 900x600 1

Kane, a pessoa mais velha do mundo, faz 119 anos de idade

Related Posts