Japão construirá submarino não tripulado capaz de descer mais de 7 mil metros

Destinado a exploração marinha, o submersível será o primeiro controlado remotamente a atingir essa profundidade.
Submersivel japones Shinkai 6500 Foto Cretive Commons Asian

Um painel convocado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia do Japão propôs desenvolver uma embarcação submersível não tripulada com capacidade para atingir uma profundidade superior a 7.000 metros. Reunidos na última sexta-feira, membros do painel discutiram as perspectivas de exploração das profundezas do mar de forma mais eficaz.

Atualmente, o Japão possuiu um submarino de exploração marinha, mas tripulado. Construído em 1989, o Shinkai 6500 pode descer a uma profundidade de 6.500 metros. Ele é usado para estudar ecossistemas de mares profundos, assim como as mudanças no leito marítimo causadas pelos terremotos e atividades vulcânicas.

Além dele, o país está desenvolvendo um submarino, também tripulado, capaz de submergir a uma profundidade recorde de 12 quilômetros e destinado a explorar o fundo marinho.

O submarino Dubbed Shinkai 12000 será capaz de submergir abaixo dos 10.911 metros, o ponto mais profundo do oceano conhecido até o momento, na Fossa das Marianas. O submersível deve estar em operação no final da década de 2020. O projeto também é liderado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia.

Agora, o ministério decidiu construir outro equipamento submersível de exploração com longo alcance de profundidade. Mas, desta vez, ele não será tripulado, ou seja, controlado remotamente, com capacidade de descer a uma profundidade superior a 7.000 metros, no que será a mais profunda já atingida por uma embarcação não tripulada destinada a explorar as profundezas do oceano.

Segundo os especialistas do painel governamental, o submersível será usado, principalmente, para conduzir pesquisas sobre ecossistemas e mecanismo de terremotos.

Eles também aconselharam a desenvolver novas tecnologias para explorar eficientemente os recursos marinhos e conduzir escavações ambientalmente corretas em locais com mais de 3.000 metros de profundidade.

(Com Agência Kyodo)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Retrovisores digitais Foto Auto Alliance

Japão regulamenta uso de retrovisores digitais em automóveis

Next Article
Forno inteligente da Sharp Foto Reproducao NHK

Sharp apresenta forno que fala e sugere pratos aos usuários

Related Posts