Suécia gera revolta ao esnobar evento mais importante de Dota

Entenda por que o mundo dos eSports está revoltado com a posicionamento da Suécia de rejeitar o evento “The International de DOTA2”.
The International Dota Foto Divulgacao 900x600 1
The International Dota | Divulgação

Esporte eletrônico ou eSports não é um esporte real, diferente de dardos, minigolfe ou piscina, que são jogos para atletas reais, de acordo com a Confederação Sueca de Esportes. Apesar de se tornar uma indústria de bilhões de dólares, a organização esportiva Scandi se recusou a aceitar esportes eletrônicos em suas fileiras. Com isso, também evitou que um dos maiores eventos de eSports, The International, fosse realizado em Estocolmo em agosto. 

Se você acha que isso significa que os jogadores estão irritados com isso, bem, você está certo.

Foi assim que aconteceu: em 2019, a gigante dos jogos Valve decidiu organizar a décima iteração do campeonato The International Dota 2, a maior competição de esportes eletrônicos do mundo. Você pode saber mais sobre esse evento no site da https://mightytips.com.br.

O evento foi originalmente programado para ocorrer em 2020. No entanto, como tudo o mais, foi adiado por causa da pandemia Covid-19.

Como a maioria dos eventos esportivos, ele foi simplesmente movido para 2021. Assim, parecia que o palco estava armado para um confronto de titãs do jogo. Havia apenas uma ruga: a Confederação Sueca de Esportes votou no início deste ano para não aceitar o evento de eSport como um evento esportivo real.

Sem ser membro da federação, o The International não poderia obter o status de evento esportivo de elite. Consequentemente, os atletas esportivos internacionais não receberiam vistos para viajar e competir. 

Com a ajuda da especialista Luiza Correa, traremos mais algumas informações para entender melhor o que aconteceu.

Pronunciamentos da Valve

A Valve então entrou com um pedido ao governo sueco, que não ofereceu nenhum apoio. Os organizadores do evento pediram que o governo reconsiderasse, mas não esperam uma resposta em breve, uma vez que a Suécia está atualmente em meio a uma crise constitucional.

Em vez de qualquer ação do governador de Scandi, a Valve agora está procurando transferir o campeonato para outro país europeu.

“Continuamos empenhados em receber o The International este ano de uma forma que seja segura para todos os envolvidos e que celebre devidamente os jogadores e fãs do Dota 2”, disse a empresa.

Opiniões de Jogadores e Torcedores

A notícia de que a Confederação Sueca de Esportes rejeitou os eSports como um esporte real gerou raiva entre os torcedores da modalidade. Principalmente por aceitar esportes não conhecidos por seu porte atlético, como:

  1. dardos
  2. bocha
  3. sinuca

“É sempre decepcionante quando notícias como esta aparecem, porque às vezes parece que a jornada do eSports para ser reconhecido como estando no mesmo nível do esporte tradicional é uma série de passos para frente seguidos por um ou dois passos para trás”, Mike Jones, associado do escritório de advocacia Harbottle & Lewis.

Evento eSports Foto Divulgacao 900x600 1
Evento eSport | Divulgação

O sentimento foi ecoado por membros da comunidade de eSport sueca.

“Parece tão desnecessário”, disse Magnus Jonsson, presidente da E-Sportförbundet SESF. “Todos com quem falamos concordam que isso causou uma situação estúpida. Antes das restrições, não haveria problemas em fazer os jogadores virem. É apenas uma fase que causou este grande obstáculo para nós. ”

“É extremamente triste”, disse Sammi Kaidi, presidente da Svenska E-sportförbundet. “Este é um torneio gigantesco e teria sido uma oportunidade fantástica para os esportes eletrônicos suecos demonstrarem o que ele tem a oferecer.”

Reação Negativa Entre Políticos de Estocolmo

O governo também está enfrentando uma reação negativa dos políticos locais em Estocolmo.

“É extremamente constrangedor para a Suécia”, disse ao Aftonbladet Anna Köning Jerlmyr, comissária municipal de finanças de Estocolmo e membro do partido conservador Moderaterna. “Temos uma grande reputação internacional no desenvolvimento de videogames, mas agora estamos minando a importância de toda a comunidade de esportes eletrônicos, fazendo com que a competição internacional mais importante se mude para fora da Suécia porque não podemos fornecer nenhum visto. Esta é uma grande marca negra para a Suécia e para a capacidade do governo de lidar com esta importante indústria que comercializa mais do que apenas celulose e minério de ferro. ”

Rupantar Guha, gerente de projeto associado da equipe de pesquisa temática da GlobalData, entende o alvoroço.

“O International é o maior torneio de eSports por premiação – $40 milhões em 2021 – e está voltando depois de um ano de intervalo, então, naturalmente, a empolgação entre jogadores, fãs e outros participantes do evento é alta,” Guha disse a Verdict.

“O anúncio repentino da mudança veio como uma surpresa, embora a decisão do governo sueco de restringir os jogadores estrangeiros seja justificada. Pelo lado positivo, a decisão da Valve de organizar o torneio em outro lugar deve proteger os investimentos feitos por muitas partes interessadas, incluindo equipes, jogadores, anunciantes e canais de streaming. ”

O Internacional é um termômetro para o status de esportes eletrônicos

A história também destaca como os esportes eletrônicos em geral estão travando uma batalha difícil para serem reconhecidos como um esporte real, o que não é ajudado pelo estado fragmentado da comunidade.

“Na minha opinião, o principal desafio do eSports é a falta de uniformidade na governança”, diz Guha. “A indústria está fragmentada com vários consórcios tentando governá-la.”

Embora consórcios da indústria como a International Esports Federation e a World Esports Association estejam tentando trazer uniformidade aos esportes, eles fizeram pouco progresso até agora, especialmente porque os órgãos reguladores locais em países como Japão e Coréia do Sul aumentaram a confusão, Guha argumenta .

“O esporte precisa de um órgão regulador internacional, como os encontrados em esportes tradicionais como futebol, críquete e rúgbi”, diz ele. “À medida que a indústria cresce, exigirá liderança global para desenvolver diretrizes de melhores práticas e uniformidade, ambas as quais aumentarão sua legitimidade como uma atividade esportiva convencional, ajudando assim os jogadores a serem aceitos como atletas.”

Portanto, embora o Internacional aparentemente não seja realizado em Estocolmo, está longe de ser o fim do jogo para a comunidade.

Total
1
Shares
Previous Article
Encerramento das Olimpiadas de Toquio queima de fogos Foto Reproducao Kyodo 900x600 1

Tóquio encerra os Jogos Olímpicos e passa bastão para Paris

Next Article
Novo Civic hatch 1 Foto Response jp 900x600 1

Novo Honda Civic hatchback estreia no Japão

Related Posts