Japão apresenta foguete de baixo custo para lançar microssatélites

Agência espacial japonesa gastou menos de US$ 3,5 milhões para desenvolver o inovador dispositivo espacial.
Foguete Epsilon Foto Kyodo Jaxa
Foto: Arquivo/Jaxa)

A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA, na sigla em inglês), revelou um inovador minifoguete relativamente barato com capacidade para colocar microssatélites em órbita.

Denominado SS-520, o foguete tem menos de 10 metros de comprimento e cerca de 50 cm de diâmetro. A Jaxa lançará o novo dispositivo na quarta-feira (11) , a partir da Central Espacial de Uchinoura, na região sudoeste do país.

O foguete de baixo custo vai transportar um satélite de 35 cm de comprimento com aproximadamente de 3 kg, que também foi desenvolvido pela Jaxa.

O micro satélite terá como missão orbitar no entorno do globo terrestre para capturar imagens do solo e enviar dados de volta ao centro de controle na Terra.

Para desenvolver os dois inovadores dispositivos espaciais, a Jaxa gastou cerca de US$ 3,5 milhões, uma fração do custo de apenas um de seus satélites convencionais.

A agência explicou que cortou custos usando tecnologia de consumidor como, por exemplo, câmeras de smartphone.

Com a iniciativa, a agência espacial japonesa espera que o lançamento venha a encorajar os esforços do setor privado no desenvolvimento de satélites.

Fonte: NHK News Japan

Total
0
Shares
Previous Article
Restaurante Tanaka Foto Mundo Nipo Restaurante Tanaka

Veja as principais regras de etiqueta em restaurante japonês

Next Article
Primeira edicao de Lobo Solitario Panini 2016

Icônico mangá ‘Lobo Solitário’ é o melhor do HQ no Brasil

Related Posts