Super Mario segue com importante legado na cultura do Japão

Perto de completar 40 anos, Super Mario já apareceu em mais de 200 jogos e sobrevive aos avanços da tecnologia.
Super mario color 810859 Foto Unknown min
Super Mario | Divulgação

Desde que foi criado em 1981, Super Mario se tornou um dos personagens virtuais mais famosos de todos tempos. Em 37 anos de vida, o encanador italiano já apareceu em mais de 200 jogos e é visto como um embaixador da gigante Nintendo. O legado da franquia segue em alta pelo mundo e, no Japão, o povo segue amando esse personagem popularizado por Shigeru Miyamoto.

Há um exemplo recente que mostra como o Super Mario é importante para a cultura do entretenimento japonês. Em 2016, na cerimônia de encerramento das Olimpíadas do Rio, o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe apareceu vestido de Super Mario para simbolizar a edição dos Jogos de Tóquio.

A aparição de Abe caracterizado como Super Mario em um evento de escala mundial condiz com a popularidade que a franquia segue no Japão. No início de 2018, o site japonês Goo Ranking fez uma enquete envolvendo seus internautas para eleger os 10 personagens mais icônicos da história do país.

Contra fortes concorrentes como Goku, Hello Kitty, Pikachu, Godzilal e tantos outros personagens mundialmente conhecidos, Super Mario ficou com a terceira colocação — atrás apenas de Pikachu e Doraemon, respectivamente.

A importância de Super Mario é tão grande que a franquia se tornou um produto que vai muito além do videogame. Não só no Japão como em vários países do mundo, são comercializados produtos como camisas, revistas, cereais, shampoos, brinquedos e várias outras mercadorias associadas ao personagem japonês.

O legado transcende o merchandising e é presente até em ruas fora da Ásia. Na Suécia, há uma rua chamada Mario’s Street 21 que foi criada justamente para homenagear o personagem. Já na cidade de Zaragoza há uma avenida chamada “Super Mario Bros”.

Acompanhando a chegada das Olimpíadas de 2020 no território japonês, no ano passado a Nintendo anunciou a criação do Super Nintendo World na cidade de Osaka. De acordo com a gigante japonesa, o Super Mario será a grande atração do parque com vários espaços temáticos numa espécie de Disney da Nintendo.

Um dos principais nomes da parte gráfica deste projeto é Miyamoto. Figura importantíssima nas histórias videogames, além de Super Mario ele também foi criador de Donkey Kong e Legend of Zelda.

“Mesmo após 30 anos do lançamento os jogos derivados da ideia original de Super Mario ainda continuam com a popularidade em alta no Japão. Isso é algo que me orgulha e compensa todo trabalho realizado”, afirma Miyamoto.

Não é só o personagem principal que faz sucesso e protagoniza grandes projetos. Figuras como Yoshi, Luigi e Toad também são muito relevantes. Todos esses assumem papel importante na história do Super Mario Kart.

O Super Mario Kart, lançado originalmente em 1992, foi uma adaptação extremamente bem-sucedida no Japão. Até hoje há vários elementos do Super Mario Kart que seguem na rotina japonesa. Em Tóquio, por exemplo, é possível dirigir karts inspirados no game ao redor da capital.

A popularidade de Super Mario também está estritamente associada com as lendárias músicas que marcaram época. Nobuo Uematsu, criador das trilhas de Final Fantasy, uma vez brincou em uma convenção de animes em Boston que as músicas de Mario deveriam substituir o hino nacional tamanha a relevância delas. “Música de videogame, especialmente o tema de Mario, é muito importante para o povo japonês”, completa Nobuo.

Outra amostra da popularidade da franquia é o fato de que a indústria da Nintendo segue explorando novas histórias e games na tecnologia atual. Desde 2017 já foram lançados 10 títulos diferentes que vão da plataforma Android até Nintendo Switch.

O Super Mario está longe de ser mero personagem do entretenimento japonês. Perto de completar 40 anos de história, o encanador sem sobrenome sobrevive aos avanços da tecnologia e segue em alta conquistando novos fãs.

Total
0
Shares
Previous Article
Imperador Akihito e imperatriz Michiko em sua ultima visita a Fukushima Foto Kyodo 900x600 min

Imperador do Japão participa de último evento em Fukushima antes de abdicar

Next Article
Maquinas da Komatsu minexpo2016 Foto Komatsu Expo 900x550 min

Encomendas de máquinas no Japão crescem mais de 10% em abril

Related Posts