Japão tem o supercomputador mais rápido do mundo; veja ranking

Mesmo sem atingir toda sua capacidade, o supercomputador japonês ‘Fugaku’ é quase três vezes mais veloz que o norte-americano ‘Summit’, 2º do ranking.
Supercomputador Fugaku Foto Distribuição
Supercomputador Fugaku | Foto: Fujitsu

O supercomputador japonês “Fugaku” foi considerado o mais rápido do mundo, segundo ranking divulgado pelo Top500, uma plataforma especializada que avalia e classifica os 500 supercomputadores mais poderosos do mundo. A lista é atualizada e publicada a cada seis meses.

Desenvolvido pelo instituto público de pesquisas Riken em associação com o grupo de informática Fujitsu, o supercomputador foi batizado em homenagem ao monte Fuji, também chamado de Fugaku, em japonês.

Como resultado da 55º edição do ranking Top500, “Fugaku” ultrapassou o até então líder “Summit”, supercomputador projetado nos Estados Unidos pela IBM e instalado no Laboratório Nacional de Física Nuclear, em Oak Ridge, no Tennessee.

O Summit ocupou a primeira posição nas últimas quatro edições do Top500 – os rankings são divulgados duas vezes por ano, sempre no final de junho.

Para ter uma ideia da potência do “Fugaku”, a velocidade dele é aproximadamente 2,8 vezes maior do que a do norte-americano “Summit”. Em comparação, são 415,53 petaflops do “Fugaku” contra 148,6 petaflops do “Summit”. Lembrando que um pentaflop corresponde a um trilhão de operações por segundo.

Por enquanto, o supercomputador japonês ainda não atingiu toda sua capacidade. Espera-se que, até 2021, “Fugaku” atinja 100% de rendimento. Apesar disso, a máquina já está em uso no país, auxiliando em pesquisas sobre o novo coronavírus.

Já o número três do ranking é o Sierra, um supercomputador instalado no Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), na Califórnia. Ele atingiu 94,6 petaflops. Sua arquitetura é muito semelhante à Summit, equipada com duas CPUs Power9 e quatro GPUs NVIDIA Tesla V100 em cada um de seus 4.320  nodes.

O ranking completo pode ser conferido no Top500 List de junho de 2020.

Mundo-Nipo (MN)
Fonte: TOP500.

Total
5
Shares
Previous Article
Cidade de Omuta em Fukuoka Foto Kyodo

Sobe para 58 o número de mortos em chuvas torrenciais no Japão

Next Article
Japan House Em São Paulo Foto Creative Commons 900x600 compressed

Veja programação online da Japan House SP em julho

Related Posts