Japão desenvolve drone mais eficaz no combate a pragas em plantações

O AgriDrone possui vários sensores e câmeras infravermelhas que dão visualização total das plantações e colônias de insetos.
AgriDrone da OPTiM Foto Reproducao

Um grupo de pesquisadores no Japão desenvolveu os primeiros drones para a agricultura que trabalham “totalmente automatizados”. Segundo seus criadores, esses novos quadricópteros são capazes de espalhar defensivos em plantações com mais eficácia que os aviões convencionais e com muito mais segurança do que se fosse feito por mãos humanas.

O projeto é da Universidade Saga em parceria com a empresa de TI local OPTiM. O AgriDrone, como é chamado, trouxe vários benefícios nesse novo trabalho no campo. Entre eles está o uso reduzido de pesticida, o que economiza gastos aos agricultores e ajuda o meio ambiente.

Essa redução de pesticida ocorre porque o aparelho trabalha preferencialmente de noite, aproveitando o momento de menor atividade das plantas e também de melhor eficiência das substâncias de combate às pragas.

Para isso, ele utiliza uma série de sensores e câmeras infravermelhas que dão visualização total das plantações e colônias de insetos. Praticamente, ele é um mata-mosquito planando pela fazenda e procurando o alvo apropriado para seu tiro certeiro.

Drones na agricultura não são novidades. Aparelhos são usados em várias partes do mundo com esse fim e contribuíram para um novo ramo na agricultura automatizada. Mas o AgriDrone japonês tem melhor eficiência na operação do que qualquer outro. A maior novidade, entretanto, é que o dispositivo em trabalhos no Japão é completamente automatizado.

Melhor resultado
Em geral, os drones na agricultura requerem algum nível de controle manual para voarem pelas plantações sem serem danificados e para chegarem até onde as pragas estão atacando. O AgriDrone consegue fazer isso sozinho.

A novidade chega em um momento importante no Japão, que discute a diminuição do uso de pesticidas com vistas a manter melhor equilíbrio no ecossistema. Agricultores, de uma forma geral, diziam que não seria possível eliminar o uso de substâncias de uma só vez e o caminho mais prático seria melhorar a forma como era usada para ampliar o resultado com menos veneno.

Fonte: Portal R7.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Universidade de Tokyo Foto Wikimedia Commons 900x600 atualizado

Universidades do Japão despencam no ranking 2016 de melhores da Ásia

Next Article
Protesto em Okinawa Foto Aflo Images WA2947392

Japão e EUA negociam redução das tropas em Okinawa

Related Posts