Passar fome ajuda a memória, diz pesquisa no Japão

Estudo revela que a fome desperta um hormônio que reduz o açúcar no organismo e ativa uma proteína no cérebro capaz de ajudar a memória.

Atualizado em 25/01/2013 às 07:02


Da agência EFE

Tóquio, 25 jan (EFE).- Passar fome melhora a memória, garante um estudo realizado com moscas-das-frutas por um grupo de cientistas japoneses e especialistas do Instituto Metropolitano de Ciências Médicas de Tóquio.

 

Cérebro (Foto: SXCPhotos)
A fome desperta um hormônio que reduz o açúcar no organismo e ativa uma proteína no cérebro capaz de ajudar a memória. (Foto: SXCPhotos)

 

Os experimentos, realizados com dois grupos de moscas, um sem alimentação e outro devidamente alimentado, demonstrou que a fome desperta um hormônio que reduz o açúcar no organismo e ativa uma proteína no cérebro capaz de ajudar a memória, informou a emissora “NHK”.

No entanto, os cientistas apontaram que moscas sem alimentação por mais de 20 horas demonstraram resultado inverso, ou seja, perda de memória.

Durante os experimentos, os cientistas expuseram os dois grupos de moscas a um tipo de cheiro e logo depois a descargas elétricas. No dia seguinte, aplicaram esse mesmo odor e outro diferente de forma simultânea.

O experimento determinou que 70% das moscas que não tinham sido alimentadas selecionavam diretamente o cheiro que não provocava os choques, enquanto as demais se mostravam indiferentes e incapazes de selecionar o odor sem descarga elétrica.

A equipe traça um paralelo dos resultados com os seres humanos, que contam com essa mesma proteína no cérebro, ainda que precise de mais tempo para tirar conclusões definitivas.

Desta forma, o estudo, que será publicado nesta sexta-feira na prestigiada revista americana “Science”, indica que o melhor horário de estudos seria antes das refeições. EFE

 

Para saber mais sobre Ciência, clique em mundo-nipo.com/tecnologia-e-ciencia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 

EFE logo

Agência EFE – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem a autorização prévia por escrito da Agência EFE S/A.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Yamaha cria aplicativo de composições musicais

Next Article

Grande Torneio de Sumô de Ano Novo: resultados do 13º dia

Related Posts