Abe parabeniza astronauta japonês por maestria em acoplagem na ISS

Abe disse que a missão ressaltou a alta especialização e credibilidade da tecnologia espacial japonesa.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, parabenizou o astronauta japonês Kimiya Yui por sua maestria em acoplar a nave japonesa de reabastecimento HTV5, também denominada Kounotori 5, com a  Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), informou nesta quinta-feira (27) a emissora estatal “NHK”.

De acordo com a emissora, Abe conversou com Yui via satélite na quarta-feira (26), a partir do Museu Nacional de Ciência Emergente e Inovação, em Tóquio. O premiê afirmou que o povo japonês está orgulhoso da façanha conseguida pelo que ele descreveu como “Time Japão”.

“A missão ressaltou a alta especialização e credibilidade da tecnologia espacial japonesa”, ressaltou. Em resposta, Yui expressou seu contentamento pelo êxito em sua empreitada, conforme noticiou a estatal japonesa.

O premiê também citou o apoio dado a Yui pelo astronauta japonês Koichi Wakata, que estava no centro de controle de missão da agência espacial americana, a Nasa da agência espacial americana, a Nasa, em Houston.

Acoplagem
A operação de acoplamento ocorreu na última segunda-feira. De acordo com a Agência Aeroespacial Japonesa (JAXA, na sigla em inglês), o término da acoplagem se deu às 02h28, hora local (14h28 de segunda-feira no horário de Brasília).

O astronauta japonês Kimiya Yui foi o encarregado de realizar a delicada tarefa. A manipulação consistiu em agarrar o HTV5 com a ajuda de um braço robotizado para fixá-lo à ISS e efetuar todas as conexões necessárias para poder descarregá-lo.

Outro astronauta japonês, Koichi Wakata, supervisionou as operações a partir do centro de controle na Nasa, o que representa a primeira vez em que uma equipe japonesa dirige todo o acoplamento de uma nave na ISS.

“Fico orgulhoso de poder entregar assim o abastecimento indispensável para a ISS graças às possibilidades da robótica japonesa, à nossa tecnologia e aos nossos astronautas”, celebrou o presidente da Jaxa, Naoki Okumura, em um comunicado emitido após o encerramento da acoplagem.

Missão japonesa Kounotori 5
O Kounotori 5 foi lançado ao espaço no dia 19 de agosto por um foguete japonês H-2B que havia decolado da base de Tanegashima, no sul do Japão.

A nave estava carregando 5,5 toneladas de material e suprimentos para os residentes da ISS, incluindo uma equipe de tratamento de água da Nasa e um dispositivo de experimentação para estudar os efeitos do envelhecimento nos ratos.

A missão japonesa Kounotori 5, que permanecerá ancorada à ISS por 45 dias, é a quinta deste tipo para o modelo de lançador H-2B desde 2009.

A decolagem foi realizada pela Jaxa e pelo grupo industrial Mitsubishi Heavy Industries (MHI), que também se encarregou da montagem do foguete H-2B, o segundo maior do Japão após o H-2A.

(Com informações da NHK e das Agências AFP e Kyodo)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Taxa de natalidade no Japão surpreende e cresce no 1º semestre

Next Article

Dólar tem forte queda e fecha abaixo de R$ 3,60

Related Posts