15 ‘coisas’ que os smartphones estão levando ao desuso

Os smartphones estão conquistando o mundo e fazendo com que outros aparelhos e serviços acabem caindo no desuso.

Do Mundo-Nipo

O mundo é dos smartphones! Desde sua a chegada ao mercado, muita coisa mudou. Parte dos serviços que existiam antes estão sendo deixados de lado devido à multifuncionalidades dos smartphones que, aos poucos, estão conquistando o mundo e fazendo com que outros aparelhos e serviços acabem caindo no desuso.

 

Aparelhos que estão caindo no desuso (Imagem: MN)
A lista mostra algumas das coisas que estão se tornando obsoletas por causa dos smartphone (Imagem: MN)

 

Se antes era normal andar com um celular e uma câmera compacta, agora elas estão renegadas a poucos usuários.

A lista a seguir mostra algumas das coisas que estão se tornando obsoletas por causa dos smartphones. Não que elas não sejam mais usadas, mas se tornaram produtos de nicho ou de pouco uso.

Confira abaixo 15 “coisas” que estão caindo no desuso:

 

1. Navegador GPS

Muitos smartphones têm um GPS embutido. Andar com um aparelho só para navegação dentro do carro está acabando. Aplicativos como o Waze ou o Google Maps são capazes de fazer as mesmas tarefas (e outras antes impossíveis) que o GPS. Para viajar ou mesmo andar dentro da mesma cidade, hoje é mais fácil fazer a navegação usando o smartphone do que usar um GPS.

 

2. Câmeras compactas

Uma das principais brigas entre smartphones topo de linha é para ver quem tem a melhor câmera. Os aparelhos da Nokia, por exemplo, já trazem câmeras de até 40 megapixels. Isso fez com que as câmeras compactas fossem deixadas de lado.

 

3. Walkie Talkie

Os rádios Walkie Talkie eram uma forma de comunicação útil antes do smartphone. O contato por rádio fazia com que a comunicação não fosse cobrada a cada ligação. A mesma estratégia foi aplicada em aplicativos de smartphone. Ligações usando a rede 3G não sofrem nenhuma cobrança extra. Alguns aplicativos inclusive imitam os Walk Talks, gravando curtas mensagens e as enviando a outros usuários.

 

4. MP3 Player

A Apple revolucionou o mercado da música com seu iPod e o iTunes. Nos últimos anos, no entanto, as vendas do iPod estão caindo tanto que muito se fala sobre a Apple descontinuar o iPod clássico. Outros modelos de tocadores de MP3 praticamente desapareceram do mercado. Os smartphones não somente carregam músicas dentro de si, como também podem ter aplicativos como Rdio e o Spotify. A conexão 3G e 4G baixa músicas instantaneamente e as toca sem que seja preciso armazená-las dentro do aparelho.

 

5. Telefone público ou Orelhão

Você precisa fazer uma ligação urgente. É preciso ter fichas ou cartão e ainda encontrar um orelhão. Não se um smartphone estiver no bolso. Os chamados orelhões já foram sinal de comunicação móvel (ou não tão móvel assim). Hoje, são usados por poucas pessoas em momentos muito específicos.

 

6. Telefone fixo

O uso de telefone fixo está diminuindo mundialmente. No Brasil, de acordo com uma pesquisa do IPEA, 45,6% dos domicílios não utilizam telefone fixo. Os motivos para isso são a falta de necessidade e a substituição por linhas móveis.

No Estado de Nova York, nos Estados Unidos, o número de assinantes de telefones fixos caiu 55% desde 2000.

 

7. Guia de ruas

Os guias de ruas para grandes cidades já foram de grande ajuda. Hoje, qualquer aplicativo de smartphone pode substituí-los. O Google Maps é capaz de encontrar ruas em qualquer cidade do mundo. Ele ainda pode ser usado para mostrar o caminho de um ponto ao outro analisando o trânsito em tempo real.

 

8. Videogames portáteis

A Nintendo ganhou um grande mercado com o lançamento do seu primeiro videogame portátil, o GameBoy. Hoje, para se divertir de maneira rápida, é só baixar um joguinho no smartphone. O mundo foi conquistado por games como Angry Birds ou Flappy Bird.

 

9. DVD portátil

Os tocadores de DVD portáteis eram bem práticos. Distrair crianças ou mesmo fazer uma viagem curta sem ficar entediado eram momentos no quais eles se encaixavam muito bem. Mas, convenhamos, eram grandes trambolhos se comparados com um smartphone. Neles, é possível colocar vídeos ou mesmo assistir a filmes no Netflix ou YouTube.

 

10. Relógio de pulso

Hoje o relógio de pulso é mais uma questão estética do que necessidade. Um simples movimento de tirar o smartphone do bolso ajuda a consultar a hora. O relógio de pulso ficou menos útil quando passamos a carregar um dispositivo com um relógio embutido por 24 horas por dia.

 

11. Rádio relógio

Relógio cabeceira da cama e na hora de acordar ele liga logo na sua rádio preferida. Sim, o rádio relógio também foi aposentado pelos smartphones. Além de ter a hora na tela principal, é possível programar alarmes (sim, diversos deles) com o gadget. Dias da semana, soneca, repetições, tudo pode ser escolhido. Sem contar que dá para escolher a sua música preferida e evitar acordar de mau humor por causa de alguma canção ruim.

 

12. Calculadora

Qualquer smartphone hoje vem com uma calculadora integrada. Elas são extremamente úteis para momentos como a fila do banco ou a divisão da conta de um restaurante. Alguns aplicativos trazem inclusive funções avançadas de cálculos disponíveis apenas em calculadores científicas.

 

13. Rádio

Nem mesmo o velho rádio passou ileso pelo smartphone. Alguns modelos são capazes de captar as ondas e sintonizar nas frequências desejadas. Outros vão ainda mais longe, como o TuneIn Radio. Com eles é possível se conectar a rádios online ou mesmo ouvir a podcasts pelo smartphone.

 

14. Bloco de anotações

Bloco de anotações e caneta no bolso são coisas do passado. Com um smartphone, é possível fazer anotações simples, sincronizar seu conteúdo entre diversos aparelhos ou mesmo compartilhar o conteúdo com outras pessoas.

Apps como o Evernote ainda deixar que o usuário faça anotações usando os dedos, ao invés de escrever com o teclado. Desenhos e esboços rápidos são tarefas simples.

 

15. Lista de compras em papel

Era sempre a mesma história. Antes de sair para o supermercado era preciso escrever todos os itens que se precisava. Deixar a lista em casa era pedir para voltar antes do desejado. Com os apps de anotações dos smartphones, fazer a lista ficou mais fácil. Sem falar que as chances de esquecer o celular em casa são muito mais remotas do que um pedacinho de papel.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Nissan anuncia recorde global de vendas no ano fiscal de 2013

Next Article

Tradicional arte japonesa ‘Ukiyo-e’ está em exposição em São Paulo

Related Posts