Robô astronauta japonês pronuncia as primeiras palavras no espaço

O pequeno Kirobo proferiu as primeiras palavras robóticas do espaço, mostrando que o Japão é capaz de combinar tecnologia de ponta com ‘fofura’.

Do Mundo-Nipo

O pequeno androide proferiu as primeiras palavras robóticas do espaço, mostrando que o Japão é capaz de combinar tecnologia de ponta com ‘fofura’.

 

Kirobo pronuncia primeiras  palavras no espaço (Imagem: Agence France Presse/Reprodução)
Kirobo transmitiu uma mensagem do interior da Estação Espacial Internacional (ISS), cumprimentando os cidadãos da Terra (Imagem: Agence France Presse/Reprodução)

 

O pequeno Kirobo – com o tamanho equivalente a um cãozinho chihuahua – transmitiu uma mensagem do interior da Estação Espacial Internacional (ISS), cumprimentando os cidadãos da Terra com uma atrevida frase que recorda a pronunciada por Neil Armstrong quando pisou na Lua em 1969.

“Em 21 de agosto de 2013, um robô deu um pequeno passo em direção a um futuro melhor para todo o mundo”, disse Kirobo em um vídeo que mostrou a criação humanoide flutuando sem peso a bordo da ISS.

“Bom dia a todos na Terra! Eu sou Kirobo. Estou falando como o primeiro robô astronauta do mundo que fala. Prazer em conhecê-los”, completou, em japonês, o pequeno e fofo androide.

As imagens foram mostradas pela primeira vez na quarta-feira (4), e fizeram parte da candidatura de Tóquio para os Jogos Olímpicos de 2020, exibidas durante uma reunião do Comitê Olímpico Internacional, em Buenos Aires, que vai decidir a cidade-sede para as Olímpiadas de 2020 no próximo sábado.

Kirobo foi idealizado pelo especialista em robótica Tomotaka Takahashi, e desenvolvido conjuntamente pela empresa de publicidade Dentsu, Universidade de Tóquio, Desenvolvedor Robo Garage, Agência de Exploração Espacial (Jaxa) e Toyota.

Inspirado no ‘Astro Boy’, personagem de mangá criado por  Osamu Tezuka, o androide, de 34 centímetros de altura e com cerca de um quilo, é capaz de andar, reconhecer rostos e registrar imagens.

Kirobo deixou a Terra no dia 4 de agosto em um foguete de carga, que também levou suprimentos para a ISS. O pequeno androide está programado para se comunicar em japonês e manter registros de suas conversas com Koichi Wakata, o primeiro astronauta japonês a comandar a ISS.

O robô é parte de um programa destinado a estudar como um companheiro ‘não-humano’ pode fornecer apoio emocional para as pessoas isoladas durante longos períodos.

As informações são da Agence France Presse (AFP) e da agência Kyodo.

 

Siga o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Samsung lança Galaxy Note 3 e Galaxy Gear na IFA 2013

Next Article

Honda revela novo Fit híbrido capaz de rodar até 36,4 km/l

Related Posts