Nave japonesa acopla com sucesso à Estação Espacial

A carga da nave consiste em mais de 5 toneladas de água, alimentos e equipamento experimental, incluindo o androide Kirobo.

Do Mundo-Nipo

A nave não tripulada Konotori IV, que foi lançada domingo passado no bojo de um foguete tipo HIIB, a partir da estação espacial da ilha de Tanegashima, na província de Kagoshima (sudoeste do Japão), concluiu acoplagem à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) na sexta-feira (9), informou a Agência Aeroespacial do Japão (Jaxa), divulgado na manhã deste sábado (10) pela imprensa japonesa.

 

Konotori IV acoplado à ISS (Foto: NASA/Divulgaçao)
Konotori IV acoplado à ISS (Foto: NASA/Divulgaçao)

 

Quase 15 minutos após ter sido lançada, e uma vez em órbita, Konotori IV se separou do foguete como estava previsto e completou então o percurso de seis dias até a estação espacial, que gira em órbita da Terra a 400 quilômetros da superfície. Na estação, um braço robótico segurou a nave japonesa após as 11 horas de sexta-feira (horário mundial). A acoplagem foi concluída com sucesso aproximadamente sete horas depois.

A carga da nave consiste em mais de 5 toneladas de água, alimentos e equipamento experimental, assim como uma câmera de alta resolução. Astronautas vão utilizar a câmera para capturar imagens do cometa Ison, que deverá se aproximar do sol em novembro.

Entre os equipamentos para experimento, estão dois satélites Ardusat que incorporam sensores de medição de radiação produzidos pela empresa espanhola Libelium.

Estes sensores funcionam como um contador Geiger, embora tenham sido desenvolvidos para ter um tamanho e peso mínimos (4 por 3 centímetros e cerca de 40 gramas).

Os dispositivos detectam as partículas gama produzidas em qualquer lugar do espaço e permitem medir os níveis de radioatividade espacial gerados por fenômenos como as tempestades solares, segundo detalhou a empresa em comunicado.

Outro importante equipamento levado por Konotori IV é o androide Kirobo, cuja incumbência é o de se comunicar com o astronauta japonês Koichi Wakata, no que vai representar o primeiro experimento de interação entre homem e máquina (robô) no espaço exterior.

 

Para saber mais sobre Tecnologia Espacial, clique em mundo-nipo.com/tecnologia/espacial. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Quatro navios da Guarda Costeira da China invadem águas japonesas

Next Article

Ministros japoneses consideram visitar santuário criticado por China e Coreia do Sul

Related Posts