Japão vai testar novo método de retirar lixo espacial de órbita terrestre

Cientistas japoneses desenvolveram uma espécie de cabo capaz de atrair magneticamente os destroços que flutuam no espaço.

Do Mundo-Nipo

Cientistas da Agência Espacial do Japão (Jaxa ), anunciaram que vão testar um novo método para limpar a órbita terrestre do lixo espacial, atraindo-o magneticamente à atmosfera para que ele se desintegre.

 

Lixo espacial (Imagem: Space Junk 3D/YouTube/Reprodução)
É estimado existir mais de 20.000 objetos de todos os tipos girando ao redor da Terra, a uma altitude de 800 a 1.400 quilômetros (Imagem: Space Junk 3D/YouTube/Reprodução)

 

Como o lixo que orbita o planeta é um dos principais problemas enfrentados pela exploração espacial, os pesquisadores da Jaxa disseram que desenvolveram uma espécie de cabo encapado com aço inoxidável e alumínio. O princípio do mecanismo consiste em atar o cabo a um dos milhares de destroços que flutuam no espaço, ao redor da Terra, para atraí-los magneticamente à atmosfera, de com uma publicação, na quinta-feira (16), da Agence France-Presse (AFP).

Segundo a AFP, os cientistas esperam que a eletricidade gerada pelo cabo, enquanto gira pelo campo magnético da Terra, diminua a velocidade dos resíduos, levando-os a órbitas cada vez mais baixas em cada volta ao redor do planeta, até que entrem na atmosfera e sejam destruídos.

O lançamento de um satélite equipado com o cabo está previsto para o dia 28 de fevereiro. Segundo Masahiro Nohmi, professor da Universidade Kagawa, desenvolvedor do cabo e que trabalha com a Jaxa, o objetivo neste primeiro teste é lançar na órbita um cabo de 300 metros e observar a transferência de eletricidade. O cabo, no entanto, só entrará realmente em contato com os resíduos espaciais em testes futuros.

A agência japonesa lançará sua própria corda em 2015, de acordo com uma porta-voz da Jaxa, que acrescentou que é estimado existir mais de 20.000 objetos de todos os tipos girando ao redor da Terra, a uma altitude de 800 a 1.400 quilômetros.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Morre soldado japonês que viveu escondido por quase 30 anos nas Filipinas

Next Article

Dólar fecha em queda ante o real e atinge menor cotação em um mês

Related Posts