China lança jogo polêmico que simula ocupação de Ilhas Senkaku

O game chinês, de tema amplamente nacionalista, está sendo “largamente” mal visto pelos japoneses.

Do Mundo-Nipo

O jogo online “Glorious Mission” (Missão Gloriosa), que foi desenvolvido em colaboração com os militares chineses e simula a disputa pelas Ilhas Senkaku, tem gerado polêmica e grande irritação entre os japoneses, de acordo com o portal japonês ‘The Tokyo Times’.

 

Game "Glorious Mission Online" (Imagem: Reprodução)
O game chinês, de tema amplamente nacionalista, está sendo “largamente” mal visto pelos japoneses (Imagem: Reprodução)

 

O jogo, que foi lançado exatamente no aniversário da fundação do “Exército de Libertação do Povo Chinês”, no dia 1 de agosto, apresenta um assalto anfíbio executado pelas forças chinesas sobre as Ilhas Senkaku, nomeadas de Diaoyu pelos chineses, no Mar da China Oriental.

“Os jogadores vão lutar ao lado das Forças Armadas da China e poder ordenar aos japoneses para devolverem o nosso território roubado”, diz um comunicado de imprensa emitido pela Giant Interactive Group (GIG), a empresa por trás do jogo.

Os gráficos mostram apenas o porta-aviões chinês ‘Liaoning’ em ação nas ilhas.

As versões anteriores do jogo foram desenvolvidas como simuladores de treinamento para os oficiais do Exército de Libertação do Povo. “A maioria dos rapazes, do fundo de seus corações, desejam ser soldados. Eles gostam de lutar e, principalmente, de ganhar”, disse o vice-presidente da Gu Kai, empresa e desenvolvedora de jogos.

O vice-presidente sugeriu que “Glorious Mission”, com o tema abertamente nacionalista, ajudaria no recrutamento para exército. China e Japão têm uma longa história de tensões sobre as desabitadas ilhotas, que são administrados pelo governo japonês.

Boicotes de consumidores e manifestações anti-Japão tem ocorido na China desde que o governo do Japão, em setembro passado, comprou algumas ilhas de proprietários privados em Sankaku.

O jogo não foi recebido com bons olhos pelos japoneses, principalmente pelo fato de as “Forças Armadas da China” terem contribuído para o seu desenvolvimento.

 

Para saber mais sobre Games, clique em mundo-nipo.com/tecnologia/games. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Quase 90% das escolas do Japão são resistentes a fortes terremotos, indica pesquisa

Next Article

Musical japonês vai ser realizado no New York International Fringe Festival 2013

Related Posts