Evento em Tóquio exibe próxima geração de robôs de auxilio a deficientes

Oito robôs projetados para auxiliar idosos e pessoas com deficiência física estão sendo exibidos no evento.

Do Mundo-Nipo

Robô de auxílio (Imagem: Reprodução)
Um robô de mobilidade permite que usuários com deficiência para andar consigam se locomover sem problemas (Imagem: Reprodução)

Começou em Tóquio uma exposição que visa apresentar os mais recentes robôs projetados para auxiliar idosos e pessoas com deficiência física. Ao todo, estão sendo exibidos oito robôs desenvolvidos por empresas japonesas e institutos de pesquisa, informou nesta segunda-feira (17) a emissora pública ‘NHK’.

O evento está sendo realizado pela Organização de Desenvolvimento de Novas Tecnologias Industriais e Energéticas. O representante da organização, Shoji Kukita, disse que há grandes expectativas em relação a robôs de auxílio, uma vez que a sociedade japonesa está envelhecendo rapidamente em um contexto de falta de mão de obra, detalhou a NHK.

Entre as novas tecnologias robóticas exibidas no evento, um dos destaques é uma cadeira de rodas. Desenvolvida por uma empresa do setor privado, a cadeira é equipada com um sensor que pode detectar objetos à sua frente, incluindo degraus, que ao detectados, os freios são imediatamente acionados.

Produzido por uma fabricante de automóveis, um robô de mobilidade permite que seu usuário permaneça em pé enquanto o estiver conduzindo. Ele é capaz de se mover a uma velocidade de 6 km/h conforme o usuário aplica seu peso. O robô é próprio para pessoas com deficiências físicas, principalmente nas pernas, fazendo-as sentir o gosto de voltar a andar.

Outro destaque é um robô desenvolvido por um fabricante de eletrônicos, que permite ao usuário mover-se de uma cama para uma cadeira de rodas.

Entretanto, Shoji Kukita mencionou que algumas das novas tecnologias apresentadas ainda estão em fase de testes. Segundo ele, a organização realizará testes rigorosos, de modo que esses robôs possam ser usados brevemente por uma grande parte da população, de acordo com a NHK.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Dólar fecha com leve alta ante o real em dia de feriado nos EUA

Next Article

Japão fica com o bronze em salto de esqui por equipes

Related Posts