Panasonic desenvolve chip que acelera obtenção de informações genéticas

O chip de teste de DNA oferece os resultados em 1 hora.

Do Mundo-Nipo

A Panasonic desenvolveu em conjunto com uma base em uma pesquisa da instituição IMEC um chip de teste de DNA que agiliza todas as etapas de obtenção de informações genéticas.

 

Chip de teste de DNA da Panasonic (Foto: reprodução Diginfo TV)
Chip de teste de DNA da Panasonic (Foto: reprodução Diginfo TV)

 

“Este é o chip que nós realmente desenvolvido. Como você pode ver, é menos da metade do tamanho de um cartão de visita. Ele contém tudo o necessário para o teste de DNA. Uma vez que uma gota de sangue é inserido, o chip completa de todo o processo, até à detecção de SNP (variações de uma única base de DNA entre os indivíduos) “, disse Ichiro Yamashita, pesquisador chefe da Panasonic, para a Diginfo TV.

A detecção de SNPs torna possível verificar se as doenças genéticas estão presentes no indivíduo, avaliar os riscos futuros e identificar genes relacionado à doença.

“Ao pesquisar SNPs, podemos determinar que esse remédio vai trabalhar para essa pessoa, ou esta medicação terá efeitos colaterais graves sobre essa pessoa. A investigação de SNPs permite um tratamento sob medida. Mas com o método atual, tem que ser feito em um laboratório especializado, de modo que realmente leva três a quatro dias. No pior dos casos, leva-se uma semana de envio da amostra para se obter o resultado. Nosso equipamento pode determinar SNPs de um paciente em apenas uma hora depois de ter recebido o sangue”, disse Yamashita.

O teste é feito simplesmente por injeção do sangue e um produto químico para o chip.

Primeiramente, o sangue e químicas são misturados. O DNA é depois extraído a partir da solução mista. As regiões contendo SNPs são então cortadas e amplificado. A amplificação do DNA utiliza tecnologia denominada de PCR, que corta as seções desejadas fazendo variar a temperatura. Com o método convencional, este processo levava duas horas.

O DNA amplificado é então enviado através de uma micro bomba para um filtro. Aqui, o DNA é separado para cada comprimento de seção. Depois, um sensor eletroquímico desenvolvido recentemente identifica SNPs enquanto o DNA é dissolvido na química.

 

Para saber mais sobre Tecnologia, clique em mundo-nipo.com/tecnologia-e-ciencia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Terremoto na China deixou pelo menos 157 mortos

Next Article

Dois navios da China foram avistados na zona contígua perto das Ilhas Senkaku

Related Posts