Japão cria sistema automatizado de estacionamento subterrâneo para bicicletas

As bicicletas descem através de um elevador que as levam para um grande depósito subterrâneo, com mais de 11 metros de profundidade.

Do Mundo-Nipo

O Japão é um pequeno arquipélago onde vivem mais de 127 milhões de pessoas. Grande parte da população tem a bicicleta com um dos principais meios de locomoção, e espaço para estacionar um numero sem fim de bicicletas existentes no País tornou-se um sério problema. Principalmente em Tóquio, que sofre com uma crônica falta de espaço.

 

Bicicletário ECO Cycle (Imagem: Reprodução)
O estacionamento, intitulado de ‘ECO Cycle’, são pequenas cabines onde o usuário precisa apenas encaixar a bicicleta na frente da porta automática e apertar um botão para que ela abra e puxe a bicicleta para dentro (Imagem: Network TV / Reprodução)

 

Pensando nisso, a empresa japonesa de engenharia Giken Seisakusho desenvolveu um estacionamento subterrâneo para guardar a bicicletas. Através de um grande depósito subterrâneo, com mais de 11 metros de profundidade, qualquer cidadão pode simplesmente depositar seu veículo em um elevador, que automaticamente aloja-a em uma das mais de 200 vagas disponíveis de cada bicicletário.

Bicicletário ECO Cycle (Imagem: Reprodução)
As bicicletas descem através de um elevador que as levam para um grande depósito subterrâneo, com mais de 11 metros de profundidade (Imagem: Network TV / Reprodução)

Em Tóquio, onde vivem mais de 13 milhões de pessoas, foram implantados diversos bicicletários, intitulado de ‘ECO Cycle’, que são pequenas cabines onde o usuário precisa apenas encaixar a bicicleta na frente da porta automática e apertar um botão para que ela abra e puxe a bicicleta para dentro. Contudo, por questão de segurança, a porta só abre completamente se a área delimitada não estiver sendo pisada pelo usuário. O processo é muito simples e dura menos de 10 segundos.

O custo para usar a estações do ‘ECO Cycle’ é de cerca de US$ 16 por mês, e o usuário receberá um cartão eletrônico de acesso. O sistema é resistente a terremotos e inclui seguros contra danos e furtos.

De acordo com o The Yomiuri Shimbun, o sistema liberou diversas calçadas, que antes eram repletas por um número sem fim de bicicletas e dificultava o tráfego dos transeuntes em Tóquio. Os resultados foram tão satisfatórios que o sistema vai ser implantado brevemente em todo o Japão e já está sendo adaptado para estacionamento de automóveis.

 

Veja como funciona o ECO Cycle na matéria realizada pela Network TV:

 

Para saber mais sobre Tecnologia, clique em mundo-nipo.com/tecnologia. Siga também oMundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Tepco identifica altos níveis de radioatividade em água subterrânea de Fukushima Daiichi

Next Article

Era digital diminui habilidade de uso do kanji no Japão

Related Posts