Número de sites maliciosos no Japão aumenta 20 vezes em dois anos

O total de sites maliciosos criados no ano fiscal de 2013 foi de 57 mil, todos voltados a usuários de dispositivos móveis.

Do Mundo-Nipo

O número de sites maliciosos que visam os usuários de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, aumentou cerca de 20 vezes ao longo dos dois anos, referentes ao anos fiscais do Japão que termina em março, de acordo com uma pesquisa da empresa de software Trend Micro, com sede em Tóquio.

O total de sites maliciosos criados no ano fiscal de 2013 foi de 57.000, contra 19.000 no ano anterior e 2.900 dois anos antes, em meio a uma falta de conscientização de segurança entre os usuários móveis em relação aos usuários de PC, destacou a Trend Micro em seu relatório divulgado no domingo (6).

Todos os dias, milhões de ameaças virtuais são espalhadas pela internet. Boa parte desse montante pode ser classificada como phishing. Essa prática, como o nome sugere (“phishing” em inglês corresponde a “pescaria”), tem o objetivo de “pescar” informações e dados pessoais importantes através de mensagens falsas. Com isso, os criminosos podem conseguir nomes de usuários e senhas de um site qualquer, como também são capazes obter dados de contas bancárias e cartões de crédito.

Entre os casos encontrados recentemente, a maioria são voltados para usuários de dispositivos móveis. “Os criminosos estão construindo páginas inteiras para imitar sites de bancos

e até redes sociais famosas como Facebook e Twitter. Os clientes de bancos e usuários de redes podem ter seus IDs e senhas roubadas”, alertou a Trend Micro.

“Como os dispositivos portáteis são grandes fontes de informações privadas, existe o perigo de que informações como contato de membros da família e amigos sejam roubadas”, disse um representante da empresa a repórteres, acrescentando que os smartphones são mais usados como pequenos PCs do que telefones celulares.

A Trend Micro informou ainda que foram registrados 25 milhões de acessos a sites maliciosos a partir de dispositivos portáteis no Japão. Isso somente em apenas três meses, de dezembro de 2013 até fevereiro deste ano.

(Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Bolsa de Tóquio abre em baixa de 0,66%

Next Article

Banco do Japão mantém política monetária inalterada

Related Posts