Google Street View disponibiliza imagens de ‘Ilha Fantasma’ no sul do Japão

Hashima, nome da “Ilha Fantasma”, em Nagasaki, já serviu como cenário do filme ‘Operação Skyfall’, e agora está disponível para visitação virtual no Google Street View.

Do Mundo-Nipo

Em 1890, a Mitsubishi deu início no Japão a um projeto ambicioso de construir uma cidade inteira no meio do mar. Para isso, a empresa comprou a ilha de Hashima, localizada na província de Nagasaki, no sul do Japão. O local que em seu ápice chegou a abrigar 5.259 moradores, hoje é conhecido como uma cidade fantasma, servindo até de inspiração para o quartel general do vilão no filme 007, ‘Operação Skyfall’.

 

Hashima, cidade abandonada da Ilha Fantasma em Nagasaki (Foto: Reprodução/Google Street View)
Locais abandonados costumam despertar a curiosidade das pessoas, ainda mais quando se trata de uma cidade fantasma no meio do mar (Foto: Reprodução/Google Street View)

 

Os prédios construídos na ilha abandonada de Hashima (Gunkanjima ou Gunkanshima, que significa “Ilha Encouraçado” em português) serviam como moradia para os trabalhadores das minas de carvão submarinas. Quando em pleno funcionamento, a densidade populacional chegou a 835 pessoas por hectare, isso se contarmos toda a extensão da ilha. Levando-se em conta apenas as áreas residenciais, o número registrado foi de 1.391 hectare.

Na década de 1960, o carvão começou a perder espaço para outro combustível, o petróleo. As minas japonesas começaram então a ser fechadas e em 1974 chegou a vez da ilha de Hashima. O local foi totalmente evacuado e demorou pouco até que ganhasse o sombrio apelido de “Ilha Fantasma”. Apenas em 22 de abril de 2009, 35 anos após o fechamento, o acesso à Hashima foi restabelecido.

Locais abandonados costumam despertar a curiosidade das pessoas, ainda mais quando se trata de uma cidade fantasma distante a 15 km da costa. Após a reabertura, a cidade passou a receber muitos turistas.

Os criadores de 007 – Operação Skyfall (2012) também se encantaram pelas ruínas do lugar, tanto que, na ficção, estabeleceram ali a casa do personagem Raoul Silva – criminoso interpretado por Javier Bardem.

Depois de aparecer no cinema, foi a vez do Google se interessar pela ilha abandonada. A empresa, que recebeu autorização para mapear o local, já inseriu a “Ilha Fantasma” no Google Street View.

Faça um tour virtual na “Ilha Fantasma”.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Justiça da Índia mantém lei que criminaliza relações homossexuais

Next Article

Curso de Língua Japonesa Marugoto da FJSP

Related Posts