Fachada da embaixada do Brasil em Tóquio ganha mural de artista brasileiro

O renomado grafiteiro Kobra pintou murais homenageando o Rio e a Bossa Nova na fachada e no muro da embaixada.
Mural na fachada da Embaixada do Brasil em Toquio Foto Reproducao Facebook Eduardo Kobra

O renomado artista grafiteiro Eduardo Kobra pintou murais homenageando o Rio e a Bossa Nova  na fachada e no muro da Embaixada do Brasil em Tóquio. Uma das obras, intitulada “Rio”, mistura elementos cariocas, com o Cristo Redentor destacado em 3D sobre uma reprodução do calçadão de Copacabana, tudo muito colorido.

Além desse grande mural na fachada da embaixada, que mede 54,4m por 10,6m, Kobra também pintou os principais nomes “Bossa Nova”, ou seja, Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

Trata-se de um grafite em homenagem a estes músicos, realizado com o objetivo de promover a cidade do Rio de Janeiro na capital japonesa, já que ambas serão sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e 2020, respectivamente.

“A bossa nova é o cartão de visita da cultura brasileira. Não necessita ser promovida, mas se podemos utilizá-la para promover outros aspectos do Brasil, como a realização dos Jogos”, explicou na quinta-feira (30) à Agência Efe o conselheiro de Assuntos culturais da Embaixada do país sul-americano em Tóquio, Pedro Brancante.

A ideia de imortalizar os músicos brasileiros em um grafite partiu de Kobra, que trabalhou cinco dias neste mural de 15 metros de largura por 4 metros de altura, que fica na fachada principal da sede brasileira na capital japonesa, onde não existem murais deste tipo.

Kobra, de 38 anos, retratou em um realista grafite Vinicius de Moraes tocando o violão e Tom Jobim de perfil, sobre um fundo de cores vivas e figuras geométricas.

Além de promover a cultura brasileira no Japão, os responsáveis da Embaixada brasileira buscam com esta iniciativa fortalecer a conexão entre ambos países, com fortes laços migratórios e históricos.

“O resultado não podia ser melhor e os pedestres tiram fotografias e perguntam quem são os protagonistas”, detalhou Brancante.

O grafiteiro Eduardo Kobra, que cresceu em São Paulo, é um dos artistas com mais renome do grafite no Brasil, onde retratou figuras públicas como o arquiteto Oscar Niemeyer.

No fim de junho, Kobra, que tem obras reconhecidas em vários países do mundo, volta ao Rio para uma nova grande intervenção: um muro de quase três mil metros quadrados, próximo ao Museu do Amanhã, que terá como tema os Jogos Olímpicos no Rio.

Em maio, Kobra inaugurou em Chicago, nos EUA, um imenso mural. Ele produziu um grande mural em homenagem ao músico Muddy Waters, considerado o “Pai do Chicago Blues” e cujo centenário foi celebrado em 2015.

Além de Tóquio e Chicago, o brasileiro também é autor de murais em pontos badalados de Nova Iorque, onde um muro com seus traços fica localizado próximo ao parque suspenso High Line. Em Miami, o grafiteiro assina um grande mural no descolado bairro de Wynwood.

Em agosto, o renomado grafiteiro estará em São Paulo, onde fará um mural do ex-jogador e técnico holandês Johan Cruyff, lenda do futebol e que morreu neste ano.

*Visite o site oficial de Eduardo Kobra ou página de Kobra no Facebook e confira algumas obras do artista pelo mundo.

Fontes: Agência Efe | Portal AcheiUSA | Site Eduardo Kobra.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
10
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Cabo FASTER Foto Reproducao NEC Corporation

Cabo submarino de internet entre EUA e Japão envia dados de até 60 TB/s

Next Article
Hilty and Bosch Foto Divulgacao

Dupla japonesa Hilty & Bosch se apresenta este mês em São Paulo

Related Posts