Ritual de limpeza do Grande Buda de Nara é retomado após 2 anos

Tradicional limpeza do maior buda de bronze do Japão, que é parte das celebrações do festival Obon, sofreu um hiato de dois anos por conta da pandemia de Covid-19.
O ritual de limpeza do Grande Buda de Nara em 2022 acontece após 2 anos de cancelamento | ©todaiji.or.jp / Edição Mundo-Nipo
O ritual de limpeza do Grande Buda de Nara em 2022 acontece após 2 anos de cancelamento | ©todaiji.or.jp / Edição Mundo-Nipo

Um grupo de monges e voluntários se reuniu no último domingo (7) para realizar o tradicional ritual de limpeza do Grande Buda de Nara, a maior estátua de Buda de bronze no Japão. A limpeza, que tradicionalmente é realizada todos os anos no meio do verão japonês em preparação às celebrações do Festival Obon, foi cancelada nos últimos dois anos devido à pandemia de Covid-19, informou a imprensa local.

Localizada no centro do pavilhão principal do milenar Templo Todaiji, em Nara, província na região central do Japão, a imensa estátua de quase 15 metros é chamada originalmente de Nara-no-daibutsu (Grande Buda de Nara).

A cerimônia Ominugui (Limpando o Grande Buda) é realizada todo dia 7 de agosto e tem como finalidade remover o pó e lustrar a estátua colossal, deixando-a limpa e reluzente para a celebração do festival em que as pessoas prestam homenagem aos seus ancestrais.

Cerca de 140 pessoas, incluindo monges tradicionalmente vestidos de branco, se reuniram em frente à estátua e cantaram sutras antes de iniciar o ritual de limpeza, de acordo com a Kyodo News

Segurando vassouras e espanadores, eles escalaram as mãos, o colo e o ombro da imagem para remover a poeira. Alguns foram suspensos em cestos pendurados no teto para limpar a rosto e a cabeça do Grande Buda, que alcança cerca de 15 metros. Depois da limpeza, eles usaram panos para polir toda a estátua, segundo o canal NHK News, da emissora pública NHK.

Ritual de limpeza do Grande Buda de Nara 2022 | ©todaiji.or.jp / Montagem Mundo-Nipo
Para limpar o alto da cabeça do Grande Buda de Nara, os monges são suspenso em cesto a mais de 15 metros de altura | ©todaiji.or.jp / Montagem Mundo-Nipo

Comumente, o evento atrai um grande número de visitantes, que vão ao local para admirar o famoso ritual. Este ano, porém, o número foi maior, uma vez que a expectativa era grande pela cerimônia que sofreu um hiato de dois anos em razão do coronavírus.

Crença

Acredita-se que, durante o ritual de limpeza, a alma do “Grande Buda” sai temporariamente da imagem para abençoar todos que nele acreditam, bem como os puros de coração.

Província de Nara

A cidade de Nara foi a primeira capital imperial do Japão, antes de Kyoto, ou Quioto, entre os anos 710 dC. e 784 dC.. Nesse período, surgiram monumentais obras, a exemplo do Templo Todaiji.

As grandes dimensões estão diretamente relacionadas com o panorama político do século VIII, quando o imperador Shomu (724-749) e seus descendentes estabeleceram um forte governo centralizado, decretando o budismo como religião oficial da nação.

Grande Buda de Nara

Entre as várias esculturas de extraordinário valor religioso, histórico e artístico que constituem o tesouro do Templo Todaiji, encontra-se a imensa estátua chamada originalmente, em japonês, de Nara-no-daibutsu (Grande Buda de Nara). A estátua também é referida por moradores locais como o Grande Buda de Todaiji.

A monumental estátua de bronze do Grande Buda de Nara está localizada no centro do pavilhão principal do Templo Todaiji, onde é abrigada pela maior construção em madeira do mundo | ©Depositphotos
A monumental estátua de bronze do Grande Buda de Nara está localizada no centro do pavilhão principal do Templo Todaiji, onde é abrigada pela maior construção em madeira do mundo | ©Depositphotos

Com a colossal altura de exatos 14,98 metros, o Grande Buda de Nara levou cerca de três anos para ser construído, sendo finalizado no ano de 749 dC.. O pavilhão que lhe dá cobertura foi inaugurado com uma grande cerimônia realizada em 752 dC.. Mas, infelizmente, foi quase destruído após sofrer vários incêndios devido a constantes guerras no período Nara.

A cobertura ganhou restauração somente mil após os incêndios e, portanto, a edificação atual é datada de 1709, conforme explica o templo Todaiji em seu site oficial.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
1
Shares
Previous Article
Idosos nos jardins da Casa da Moeda em Osaka | ©Kyodo

Expectativa de vida no Japão tem 1ª queda em 10 anos

Next Article
Pessoas em Tóquio | Foto: Reprodução/EPA

População do Japão tem novo recorde de queda

Related Posts