Japão seleciona jovem de Pernambuco para intercâmbio

Jefferson foi o único selecionado do Nordeste para o programa de intercâmbio chamado “Juntos!”.
Jefferson Gino Foto Folhape Divulgacao
Jefferson Gino (Foto: Divulgação/Folhape)

O estudante pernambucano Jefferson Gino da Silva, de 18 anos, foi selecionado pelo governo do Japão para participar do programa de intercâmbio chamado “Juntos!”. O jovem natural de Limoeiro do Norte, em Pernambuco, passou no processo seletivo no qual teve que responder um questionário e escrever uma redação.

Em entrevista concedida  ao jornal ‘O POVO Online’, Jefferson destacou a importância do intercâmbio internacional. “É gratificante! Lá, teremos a oportunidade de conhecer e compreender a cultura japonesa, estudar as políticas internas e externas. Esse programa vai fortalecer, pois tem como objetivo primordial fazer uma interação entre os países”, afirmou o estudante na matéria publica na última quarta-feira (11).

Jefferson é apaixonado pela cultura japonesa. O seu primeiro contato com a língua oriental aconteceu, antes mesmo de ingressar no ensino superior. Em 2012, foi através de músicas que o pernambucano aprendeu os termos básicos do idioma. Incentivado pelos irmãos e mãe, o jovem fez um curso da língua oriental, de acordo com o jornal.

Entretanto, a cidade de Limoeiro não tem a presença de japoneses. O jovem explicou que treinou o idioma com amigos e instrutores do curso. “Minha mãe e meus irmãos sempre ficavam estimulando para que eu estudasse, fizesse cursos e dar aulas. A família é minha maior força”, disse.

O jovem, que sempre estudou em escola pública, dá aulas de japonês em sua cidade natal para crianças a partir de 10 anos. “Já ensinei mais de 350 crianças sobre a cultura japonesa”, ressalta. Atualmente, Jefferson faz o terceiro semestre do curso Serviço Social, com a bolsa de 100% do Prouni, na Faculdade Joaquim Nabuco, em Recife.

Ainda de acordo com a matéria, a paixão pelo voluntariado e desenvolvimento de projetos que modifiquem a realidade foram os motivos que levaram o pernambucano a escolher o curso de Serviço Social. “No Japão, vou ver como funcionam todas as políticas publicas e tentar trazê-las de alguma forma para Limoeiro do Norte”, relata seu objetivo com a viagem.

O jovem deverá se apresentar nesta sexta-feira (13) ao consulado japonês para receber orientações sobre a viagem. Ele deve embarcar ainda hoje para Japão junto com outros 19 jovens do Brasil.

Jefferson foi o único selecionado do Nordeste para participar do programa japonês de intercâmbio.

Total
0
Shares
Previous Article
Cargueiro norte coreano afunda na costa do Japao Foto Kyodo Guarda Costeira Japonesa

Guarda costeira resgata 26 norte-coreanos após naufrágio no sul do Japão

Next Article
Mellhores comerciais japoneses em 2016 Foto Reproducao edicao MN

Os melhores comerciais japoneses em 2016

Related Posts