Sociarte recebe mostra do artista plástico Wakabayashi

Mostra celebra o trabalho de Wakabayashi, importante artista plástico japonês radicado no Brasil desde 1961.
Artista plastico Kazuo Wakabayashy Foto Divulgacao
Artista plástico Kazuo Wakabayashy (Foto: Divulgação)

A Sociarte, Associação dos Amigos da Arte de São Paulo, recebe “Wakabayashi – Xogum de todas as cores e texturas”, mostra que celebra o trabalho de Kazuo Wakabayashi, artista plástico japonês radicado no Brasil e considerado um dos expoentes da arte não-figurativa nacional.

A exposição, que decorre entre os dias 19 e 28 de outubro, reúne 25 obras da produção mais recente do artista, entre pinturas e gravuras realizadas ao longo dos últimos dois anos.

Wakabayashi é autor de uma obra abstrata, marcada pela incessante experimentação e pesquisa de técnicas, cores e materiais. Suas telas e gravuras apresentam elementos figurativos orientais, que se misturam com o cromatismo exuberante brasileiro. O artista trabalha com contornos rigorosos e cores intensas, às vezes, experimentando multiplicar as formas ao mesmo tempo em que as destaca entre as demais.

“O Brasil é um paraíso para a arte e sua fluidez. Aqui eu pude ser livre e dar vazão aos meus sentimentos por meio da pintura”, afirma o artista, referindo-se a todo o tradicionalismo milenar da cultura japonesa – algo que, em suas palavras, “aprisiona a criatividade de um artista”.

Quando chegou ao Brasil, em 1961, aos 30 anos de idade, Wakabayashi já se apresentava como um artista maduro – fruto de um rigoroso aprendizado a que fora submetido enquanto jovem. O pintor trazia nas malas o peso da Guerra – quando adolescente, encarou de frente suas desgraças quando Kobe, sua cidade natal, foi bombardeada.

No início de sua carreira, tais memórias sempre estiveram muito presentes em seus trabalhos. Ainda que abstratas, suas pinturas eram carregadas de uma dramaticidade densa, escura e pesada – uma sombra dos inúmeros conflitos a que presenciou.

Com o passar do tempo, suas obras foram adquirindo, pouco a pouco, cores e mais cores, tornando-se
mais leves, quase sublimes.

“A pintura de Wakabayashi não pretende reproduzir as formas, cores e texturas do mundo visível e palpável: sua necessidade de expressão vai mais longe e mais fundo, pois mira a essência das coisas e, ao buscar a transcendência, torna-se a materialização de um mundo de ideia ricos e pessoal”, afirma o crítico José Roberto Teixeira Leite, que assina o texto de apresentação da mostra.

Hoje, aos 86 anos de idade, Wakabayashi ainda trabalha de domingo a domingo, dedicando grande parte de seus dias a seu ateliê – instalado aos fundos de sua casa, no Jabaquara, zona sul da capital paulista.

Não raro, sua mulher, a também artista Hikari Wakabayashi, tem de resgatá-lo para que ele descanse. Para cada uma das telas que se propõe a criar, o artista gasta de dois a seis meses na sua elaboração. São texturas e mais texturas cobertas por tintas e, muitas vezes, por folhas de ouro, inclusive.

“Meu sonho é morrer no ateliê, mas meu coração não tem colaborado – ele é muito forte”, brinca o artista, explicitando sua íntima conexão com a arte do qual é discípulo.

Dados do artista Kazuo Wakabayashi
Kazuo Wakabayashi nasceu em Kobe, na província de Hyogo, no centro-oeste doJapão, em 1931

Em 1944, estudou na Escola Técnica de Hikone, em Shiga, Japão. Entre 1947 e 1950, frequentou a Escola de Belas Artes e a Academia Niki, em Tóquio, e as aulas de desenho e pintura de Kanosuke Tamura.

No início dos anos 1950, passou a integrar o grupo Babel, ao lado de Rokuichi, Kaibara e Ko Nishimura, entre outros artistas emblemáticos. Entre as décadas de 1940 e 1960, participou de uma série de salões japoneses, sendo
premiado em vários deles.

Chegou ao Brasil em 1961, radicando-se em São Paulo. Na época, tornou-se membro do Grupo Seibi, apresentado por Manabu Mabe (1924 – 1997) e Tomie Ohtake (1913-2014).

Em 1963, recebeu medalha de ouro tanto no 12º Salão Paulista de Arte Moderna, como no 7º Salão do Grupo Seibi de Artistas Plásticos. Foi ainda agraciado com o primeiro prêmio no Salão de Abril do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM/RJ, em 1966.

Wakabayashi participou de diversas edições da Bienal Internacional de São Paulo, onde foi premiado em 1967. Em 1993, o Paço das Artes, em São Paulo, realizou uma retrospectiva de seu trabalho.

Serviço

Wakabayashi – Xogum de todas as cores e texturas
Local: Sociarte
Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 1324 – Sumaré – SP – São Paulo
Abertura: 19 de outubro, a partir das 20h
Período expositivo: de 20 a 28 de outubro
Horário de visitação: segunda à sexta-feira, das 09h às 17h; sábado, das 10h às 14h
Entrada: gratuita

*Artigo sugerido e enviado ao Mundo-Nipo por Luiza Vieira, da A4&Holofote.

Total
0
Shares
Previous Article
Preco da gasolina no Japao Foto Reproducao NHK 13102017

Preço da gasolina no Japão atinge maior nível em 2 anos

Next Article
Tecnologia copia min

Projeto japonês vence prêmio de engenharia da Airbus

Related Posts