Variedades

A precisão do metrô em Tóquio

Flickr@Tim Adams

Diariamente, mais de 10 milhões de pessoas passam pelo metrô de Tóquio, que tem como meta funcionar com a mais perfeita precisão de um relógio.

A vasta rede ferroviária que entrecruza o subterrâneo em Tóquio pode ser até confusa e intimidante para os que não estão acostumados, mas é certamente uma das mais eficientes do mundo.

Diariamente, mais de 8 milhões de pessoas passam pelo metrô da capital do Japão, que tem como meta funcionar com a mais prefeita precisão de um relógio, mantendo Tóquio em constante movimento mesmo que isso signifique “empurrar” centenas de pessoas em um único vagão.

Funcionários do metrô dizem que a cultura empresarial de Tóquio e o valor de seu povo quanto à pontualidade é que geram a precisão que os metrôs estrangeiros não conseguem reproduzir.

“O metrô é uma parte integrante da vida cotidiana em Tóquio. Este nível de segurança e pontualidade é esperado por nossos passageiros”, disse à agência ‘AFP’ um funcionário do metrô da capital japonesa.

A cidade tem dois operadores de metrôs públicos: Metrô de Tóquio e Toei Subway. Os dois transportam mais de 10 milhões de passageiros por dia.

Ambos os sistemas operam em coordenação com os trens acima do solo, que se interligam várias vezes em centenas de estações, transportando cerca de 30 milhões de pessoas diariamente em todos os cantos da “Grande Tóquio”, megalópole que abriga cerca de 37 milhões de pessoas – a maior aglomeração no planeta.

A Região Metropolitana de Tóquio engloba todas as cidades e prefeituras regentes em torno da capital do Japão, que incluem, além de 23 distritos especiais, áreas das províncias de Yokohama, Kawasaki, Chiba e Saitama.

Gigantescos bancos de computação controlam 13 linhas e cerca de 300 estações com mais de 195 quilômetros de pista, colocando um comboio em cada linha a cada dois até três minutos nos horários de pico.

Assista ao vídeo com uma reportagem da Agence France-Presse (AFP) sobre o tema:

 

Mais eficiente
O incrível é que esse preciso metrô ficará ainda mais eficiente, uma vez que a capital japonesa sediará os Jogos Olímpicos de 2020. De acordo com a ‘Kyodo News’, o Governo central e o Governo Metropolitano de Tóquio uniram forças para implementar melhorias significativas no sistema de metrô na capital japonesa, que incluem redes Wi-Fi em todos os trens e plataformas, inclusões de mais banheiros públicos, reforma total dos vagões dos trens antigos, bem como a inclusão de trens mais modernos e criação de mais estações.

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, disse que é esperado mais de 30 milhões de pessoas usando diariamente os metrôs de Tóquio durante os Jogos Olímpicos em 2020.

Do Mundo-Nipo
Fontes: Agência AFP | Kyodo News.

%d blogueiros gostam disto: