Fotografias e cinema do Japão são atrações na Caixa Cultural do Rio

Mostra de cinema japonês exibe filmes com atores e longas de animação. A exposição fotográfica “Tóquio Antes/Depois” reúne cerca de 80 fotos.
Mostra fotografica Toquio Antes Depois Foto Agencia Brasil
Mostra Tóquio Antes/Depois | Foto: Caixa Cultural

Atualizado em 17/08/2019

A Caixa Cultural do Rio de Janeiro está promovendo dois eventos simultâneos para divulgar o Japão e a cultura japonesa no Brasil, como parte dos preparativos para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.

As mostras de fotografia e de cinema são uma parceria da Caixa com o Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro e a Fundação Japão, dentro das atividades do mês do Japão, promovido pelo consulado.

A exposição fotográfica “Tóquio Antes/Depois”, que teve início no dia 6 deste mês, reúne cerca de 80 imagens da capital japonesa, tiradas nos anos 1930 e 1940 e na atual década de 2010.

Mostra fotografica Toquio Antes Depois Foto Caixa Cultural
A exposição fotográfica retrata o passado e presente de Tóquio, a megalópole que atrai tantos olhares | Foto: Caixa Cultural

A curadoria do crítico de fotografia Kotaro Lizawa revela a evolução histórica da megalópole, de uma cidade que começava a se modernizar, em meio a fortes tradições, no período do entreguerras, até a cidade tecnológica, iconográfica, multicultural e tomada por arranhas céus da atualidade.

De acordo com a vice-cônsul do Japão no Rio de Janeiro, Keiko Kikuchi, a marca da exposição é o contraste, com o objetivo de despertar nos brasileiros o interesse pelo país do sol nascente.

“Esses fotógrafos mostram vários atrativos de Tóquio. Espero que esta exposição possa abrir caminhos e despertar interesses para que os brasileiros visitem o Japão durante os jogos. Em 2020 Tóquio sediará os jogos, então estamos comemorando este momento histórico”.

Compõem a mostra obras publicadas na revista Koga, no livro Nippon (Japão, em japonês) e do fotógrafo Kineo Kuwabara, na parte do Antes. As obras do Depois são de Nobuyoshi Araki, Shintaro Sato, Motoyuki Daifu, Daido Moriyama, Shinya Arimoto, Kenta Cobayashi, Mika Ninagawa e Natsumi Hayashi.

No Rio de Janeiro, a exposição pode ser vista até o dia 15 de setembro. O trabalho já passou por Brasília, entre maio e junho, e Curitiba, de junho a julho. Depois do Rio, a exposição Tóquio Antes/Depois poderá ser vista em Manaus, Recife e São Paulo.

Mostra de cinema

A exposição na Caixa é acompanhada de uma mostra de cinema com abordagem histórica, que vai apresentar obras que retratam também estes dois momentos na história da sétima arte japonesa.

A mostra de cinema acontece durante os finais de semana, trazendo obras que representam o antes e depois da sétima arte vinda do Japão.

Mostra cinema na CX Cultural A garota que saltou no tempo
Longa de animação “A garota que saltou no tempo” | Divulgação

As obras são de gêneros diversos que vão de drama até fantasia, destacam-se o filme de animação Em Busca das Estrelas, dirigido por Makoto Shinkai, o longa de animação A garota que saltou no tempo, de Mamoru Hosoda, e a comédia Thermae Romae, dirigida por Hideki Takeuchi.

Mostra cinema na CX Cultural Thermae Romae
Filme Thermae Romae, de Hideki Takeuchi | Divulgação

A entrada é franca, com distribuição de ingressos uma hora antes de cada sessão, que ocorrerão aos sábados e domingos, nos dias 10, 11, 17, 18 e 31 de agosto e 1º de setembro.

Dentro da mostra, a vice-cônsul destaca uma animação da década de 1990. Ela recomenda Crayon Shinchan – Bravo! Grande batalha de Samurais, um filme de anime de 1992.

Mostra cinema na CX Cultural Crayon Shinchan Bravo Grande Batalha de Samurais 900
Animação “Crayon Shinchan – Bravo! Grande batalha de Samurais” | Divulgação

Quando eu era criança eu gostava muito de assistir esse anime, ele trata do cotidiano de um garoto muito bagunceiro, que sempre leva bronca da mãe”.

*A programação completa pode ser conferida no site da Caixa Cultural.

Total
0
Shares
Previous Article
Toquio amanheceu debaixo de fortes chuvas Foto Wataru Sekita AJW

Além da onda de calor, Japão é atingido por forte tempestade tropical

Next Article
Tempestade Krosa Foto Kyodo 17 08 19

Tempestade Krosa deixa 3 mortos e 50 feridos em sua passagem pelo Japão

Related Posts