Exposição de caligrafia japonesa termina neste domingo em Brasília

O evento gratuito integra o Ciclo da Cultura Japonesa 2016, promovido anualmente pela Embaixada do Japão no Brasil.
Caligafria japonesa Shodo Foto Fundacao Calouste Gulbenkian
Foto: Arquivo/Fundação Calouste Gulbenkian

Promovida pela Embaixada do Japão, a Exposição de Caligrafia Japonesa, do mestre Ryuson Mukai termina neste domingo em Brasília. A mostra, que começou no dia 5 de outubro, ocorre no 1º piso do Pátio Brasil Shopping, com entrada franca.

A arte da caligrafia japonesa é conhecida como “shodô”, que significa “o caminho da escrita”. Nessa arte, os ideogramas japoneses devem ser desenhados em pinceladas únicas, que não são passíveis de retoques, e seguem uma ordem e direcionamento específicos. O “shodô” nunca é corrigido, pois representa a condição de espírito que foi responsável pelo traço criado pelo artista naquele momento. O “shuji” é a arte de escrever bem com o pincel e faz parte da grade curricular do sistema educacional japonês. Já o “shodô” demonstra o lado artístico da caligrafia. Os materiais necessários são a tinta à base de goma preparada com fuligem de carvão (sumi), o papel de arroz (washi) e o pincel (fude).

O mestre Mukai começou a estudar a caligrafia japonesa ainda durante a infância e se dedicou à arte na faculdade. Tornou-se mestre pela Federação da Educação da Caligrafia Japonesa e há mais de 40 anos ajuda na formação de jovens calígrafos. Desde 2012, reside em Brasília, onde tem realizado exposições e demonstrações em várias ocasiões.

O evento integra o Ciclo da Cultura Japonesa 2016, promovido anualmente em Brasília pela Embaixada do Japão no Brasil. O objetivo do ciclo é levar a riqueza e a singularidade da cultura japonesa ao maior número de pessoas possível.

A programação completa do Ciclo da Cultura Japonesa 2016 pode ser conferida na página do evento no site oficial da Embaixada do Japão no Brasil: http://www.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/00_000362.html.

Serviço
Exposição de Caligrafia Japonesa
Local: Praça Central do Pátio Brasil Shopping- Setor Comercial Sul
Endereço: 7 A – Asa Sul, DF, 70307-902
Data: De 05 a 16 de Outubro
Hora: 10h às 20h
Entrada: Franca
Mais informações: (61) 2107-7400

Total
0
Shares
Previous Article
Variedades de Tanuki / Montagem Mundo-Nipo

Tanuki, o personagem mais brincalhão do folclore japonês

Next Article
Terremotos em Miyagi em 16 10 2016 Foto Reproducao JMA Edicao MN

Norte do Japão é atingido por dois terremotos em menos de meia hora

Related Posts