Haneda, o mega aeroporto mais pontual do mundo

Oficialmente chamado de Aeroporto Internacional de Tóquio, Haneda é o mais pontual, o mais limpo e o 2º melhor aeroporto do planeta.
Aeroporto de Haneda Foto Asahi Images 900x600 1
Aeroporto de Haneda | Foto: Asahi Images

O pior pesadelo de todo viajante é chegar em um aeroporto é perceber que na placa de partida há uma luz vermelha piscando ao lado do número do seu voo, avisando que ele está atrasado. Mediante isso, o passageiro precisará se preocupar em alterar todo o seu itinerário de viagem.

Porém, para os viajantes que passam pelo aeroporto de Haneda, em Tóquio, esse cenário ocorre muito menos do que na maioria dos destinos globais . Isso porque é um dos aeroportos mais pontuais do planeta.

Haneda, oficialmente chamado de Aeroporto Internacional de Tóquio, o maior do Japão, é o quinto aeroporto mais movimentado do mundo, com quase 87 milhões de passageiros em 2018. Esse número ultrapassa os principais centros internacionais: Chicago O’Hare, (83 milhões), Heathrow (80 milhões) e Hong Kong ( 74,5 milhões) em termos de demanda de passageiros.

Apesar do tráfego pesado, Haneda entregou 85,6% de seus voos a tempo em 2018, tornando-o o mega aeroporto mais pontual do mundo – um feito notável, considerando a média de um aeroporto do seu tamanho – com mais de 30 milhões de assentos partindo por ano – foi de apenas 77,1%.

Isso está de acordo com dados do grupo de analistas de aviação OAG. A empresa analisou 58 milhões de registros de voos a partir de 2018 para fazer suas avaliações.

Ainda mais impressionante é que Haneda tem sido consistentemente pontual, tendo conquistado o título por quatro anos consecutivos.

Então, como esse gateway de Tóquio acomoda um volume tão grande de viajantes, além de ser eficiente, limpo e acolhedor?

Sua pontualidade é, em grande parte, graças à pura determinação de seus funcionários, que recebem ajuda com uma série de tecnologias inovadoras, usadas em todo o aeroporto.

Manipulação precisa de bagagens

No lado doméstico do aeroporto, os transportadores de bagagem da companhia aérea Japan Airlines levantam cerca de 17.000 malas por dia. Eles são uma engrenagem crucial na pontualidade das operações de voo e devem ser ágeis, pois a companhia aérea pretende entregar malas do avião ao passageiro em 10 minutos.

Os treinadores se esticam no início de cada turno para evitar tensão muscular. E para aumentar a eficiência, a companhia aérea está testando um novo traje robótico chamado ATOUN Model Y.

Funcionários em Haneda usando traje robótico ATOUN Model Y Foto JAL
Funcionários em Haneda usando traje robótico | Foto: JAL

O exoesqueleto vestível fornece suporte extra para a metade inferior do corpo, usando motores e sensores para antecipar quando é necessária assistência mecânica. Seu suporte é focado na região lombar, tornando a bagagem mais leve e reduzindo o custo físico do corpo.

“Com este dispositivo, a velocidade e a precisão da operação melhoraram”, diz Kotaru Shintani, supervisor de assistência em terra da Japan Airlines. Ele acrescenta que os manipuladores também estão menos exaustos no final do dia.

Semelhante ao modelo Y, a Japan Airlines e a ATOUN estão trabalhando para criar um dispositivo para apoio de braço. Eles esperam que a tecnologia os ajude a lidar com mais carga e a aumentar o número de trabalhadores, pois o trabalho é menos exigente fisicamente.

“Trabalho com orgulho, sabendo que podemos garantir que os aviões decolem a tempo”, diz Shintani.

A importância da pontualidade na cultura japonesa

Esse compromisso com a pontualidade também se estende a outras partes do aeroporto.

No terminal internacional, os viajantes são recebidos por uma experiência distinta no aeroporto japonês.

No mezanino acima do check-in, há uma rua comercial modelada a partir do Japão do início do século XVII, incluindo uma réplica da Ponte Nihonbashi construída em madeira de cipreste Yoshino.

A rua comercial, no estilo Edo, abriga 30 restaurantes que servem sushi, yakitori e oden aos clientes com pressa. Entre eles está o Katsusen, um restaurante especializado em tonkatsu, ou costeletas de porco fritas. O restaurante cozinha para cerca de 300 clientes por dia e, para muitos desses clientes, o tempo é essencial.

Aeroporto de Haneda lojas Foto DSC
Haneda em uma área com rua comercial no estilo do período Edo | DSC Images

Esse compromisso com a pontualidade também se estende a outras partes do aeroporto.

Além do Tempo

Não é apenas a pontualidade que torna este aeroporto tão popular entre os passageiros frequentes.

Nos últimos seis anos, o Aeroporto de Haneda recebeu uma classificação de qualidade cinco estrelas do Skytrax. Apenas 12 aeroportos foram certificados com cinco estrelas, e Tóquio Haneda é o único aeroporto entre os cinco mais movimentados do mundo a receber o status de “primeira tarifa”.

Aeroporto de Haneda Foto
Haneda tem um Shopping que conta com as marcas mais famosas do mundo | Foto: Skytrax

Haneda é rotineiramente nomeado o Aeroporto “Mais Limpo do Mundo” pelo Skytrax World Airport Awards, e recebeu um “Japan Toilet Award” do governo – graças às instalações acessíveis e bem cuidadas do aeroporto.

Enquanto isso, Haneda ficou em segundo lugar no ranking dos Melhores Aeroportos do Mundo Skytrax em 2019, subindo um lugar em relação a sua posição no ano anterior. Ele até ganhou o prêmio de Melhor Aeroporto Doméstico do Mundo e de melhores instalações aeroportuárias para passageiros com mobilidade reduzida.

O aeroporto também é muito conveniente, pois fica a menos de meia hora de trem da estação de Tóquio, o terminal ferroviário central da cidade. O outro principal aeroporto de Tóquio, Narita, fica a uma hora de trem da estação central.

Mais passageiros chegando

Por enquanto, Haneda conecta viajantes a 49 aeroportos no Japão e 80% de seus passageiros são domésticos.

Aeroporto de Haneda Terminal Foto
Terminal 1 de Haneda | Foto DSC

Mas com as Olimpíadas de Tóquio em 2020 se aproximando rapidamente, há metas ambiciosas para aumentar o número de visitantes internacionais no Japão no próximo ano, e Haneda será uma porta de entrada importante para o país.

A Organização Nacional de Turismo do Japão espera receber 40 milhões de viajantes em 2020, quase quatro vezes o número de 2013. Para facilitar o crescimento, a Haneda está adicionando outras 50 rotas internacionais ao seu horário diário de voo e passando por uma reorganização de seus terminais.

O desafio para a Haneda será manter padrões tão altos com um enorme aumento nas pegadas.

*Matéria da CNN Travel / Edição do Mundo-Nipo.com.

Total
0
Shares
Previous Article
Jogadora japonesa Hasegawa Foto Getty

Japão e mais 3 países seguem na disputa para sediar a Copa de 2023, diz Fifa

Next Article
Novo Estádio Olímpico de Tòquio Foto CNN 900x600 compressed

Japão inaugura o Estádio Olímpico de Tóquio

Related Posts