Aoki Media lança podcast ‘Japão sem Escalas’

Entre os convidados estão Mauricio de Sousa, a atriz Danni Suzuki, a chef Telma Shiraishi e o Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi.
Japão sem Escalas Divulgação
Foto: Divulgação

Junho é um mês especial para a comunidade japonesa no Brasil e no mundo, pois comemora-se o Dia Nacional da Imigração Japonesa (18) e Dia Internacional do Nikkei (20). Para celebrar as datas, a Aoki Media, com apoio institucional do Consulado Geral do Japão de São Paulo, lança o podcast Japão sem Escalas, que está disponível nas plataformas Spotify, Google, Apple e Deezer.

A primeira temporada do podcast abordará questões relacionadas à comunidade nikkei no Brasil – nikkei é a denominação em japonês para os descendentes de japoneses nascidos fora do Japão ou para japoneses que vivem regularmente no exterior.

Serão ao todo oito episódios (dois a cada mês) que reunirão entrevistas, depoimentos e curiosidades sobre o Japão e sobre o idioma. Cada episódio terá um tema central como cultura pop, gastronomia, turismo e lazer. O conteúdo é direcionado a todas as pessoas que têm interesse em conhecer mais sobre o Japão, a sua cultura em geral, o idioma e que sonham em viajar para o país.

O podcast é apresentado por Tatiana Aoki, CEO da Aoki Media, e pela jornalista Ana Paula Novaes. Juntas entrevistam membros importantes da comunidade japonesa no Brasil ou com fortes laços com o país, como a chef do restaurante Aizomê, Telma Shiraishi, o Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi; Toshio Ichikawa, presidente da Federação Kenren, a atriz Danni Suzuki e o cartunista Mauricio de Sousa.

Além disso, há o quadro “Fala Nikkei”, com depoimentos de descendentes japoneses que vivem no Brasil e “Nihongo shiranai” que traz a cada episódio uma expressão da língua japonesa e seu significado.

“O podcast é lançado em um momento em que esse formato vem se popularizando. As pessoas buscam informação de qualidade e que encaixem no seu estilo de vida, cada vez mais corrido. Vimos uma oportunidade de falar do universo do Japão no Brasil, já que temos a maior comunidade de descendentes fora do Japão”, explica Tatiana Aoki.

Programação

15/06 – Ep. 1: “O que é ser nikkei?” com  Alexandre Kawase, membro voluntário da Junior Chamber International (JCI) Brasil-Japão e da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo.

29/06 – Ep. 2: “O que podemos aprender com o Japão em tempos de exceção?” com Toshio Ichikawa, presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – Kenren e Yasushi Noguchi, cônsul geral do Japão em São Paulo.

13/07 – Ep. 3: “Gastronomia nikkei e memórias afetivas” com Telma Shiraishi, chef do restaurante Aizomê, que tem uma unidade na Japan House de São Paulo e embaixadora da boa vontade e difusora da culinária japonesa.

27/07 – Ep. 4: “Narrativas japonesas e quadrinhos” com o cartunista Mauricio de Souza e o escritor André Kondo.

*Matéria sugerida pela Aoki Media e, portanto, o Mundo-Nipo não se responsabiliza pelo conteúdo (texto/fotos).

Total
0
Shares
Previous Article
Pessoas em Yokohama Foto Akifumi Ishikawa 17 06 20 compressed

Economia do Japão cai 4,4% em abril

Next Article
Setor de embarque no Aeroporto Internacional de Kansai Foto Kyodo 05092016 900x600 min

Japão relaxa restrições para retorno de residentes estrangeiros

Related Posts