Morre, aos 24 anos, o tigre mais velho do Japão

O velho Hiro morreu no mesmo zoológico onde nasceu, em Okayama.
Tigre Hiro Foto Kyodo 900x600 min
Hiro morreu de causas naturais por conta da idade avançada (Foto: Kyodo)

O tigre mais velho do Japão morreu na semana passada em um zoológico na cidade de Okayama, no oeste do arquipélago japonês, por complicações relacionadas à idade avançada, informou a imprensa local.

Batizado de Hiro, o tigre-de-bengala viveu até os 24 anos, idade muito avançada para a espécie e equivale a 100 anos dos humanos, detalhou a emissora pública ‘NHK’.

A direção do zoológico disse que o velho e querido tigre vinha sofrendo os efeitos da idade. Até que, na última quinta-feira (12), seu estado de saúde piorou significativamente, vindo a falecer no dia seguinte.

Hiro nasceu em 1993 no zoológico de Okayama, sendo motivo de muita comemoração e manchetes em todos os jornais japoneses. Em 2015, ele se tornou o mais antigo entre todas as espécies de tigre que vive no Japão.

O zoológico informou que pretende homenagear o felino em uma cerimônia de despedida e que já está marcada paro o final deste mês, adiantou a agência ‘Kyodo’.

Espécie ameaçada
O tigre-de-bengala é um grande felino e uma das seis subespécies de tigre restantes no planeta, sendo a segunda maior dentre elas, ficando atrás apenas do tigre siberiano. Seu nome deve-se à sua presença em Bengala ocidental, próxima ao Golfo de Bengala.

A União Internacional para Conservação da Natureza considera o animal o mais ameaçado de extinção dentre os grandes felinos do planeta, seja pela caça ilegal ou pela destruição de seu habitat.

Até ao começo do século 20, o tigre-de-bengala habitava quase toda a Índia, Bangladesh, leste do Paquistão, sudoeste da China, oeste de Mianmar, Nepal, Butão e Sibéria. Atualmente ainda restam populações espalhadas em vários pontos da Índia e países vizinhos, mas encontra-se extinto no Paquistão.

Em 2004, haviam 440 tigres-de-bengala em Bangladesh, número que sofreu uma queda expressiva, já que em 2015 a quantidade era de 106 no país. Em 2008 existiam apenas cerca de 500 tigres-de-bengala livres em todo o planeta.

Contudo, campanha implementada por ONGs de proteção aos animais e de órgãos internacionais tem ajudado a amenizar a queda da população de todas as espécie de tigres restantes no planeta.

Atualmente, o número de tigres chega a quatro mil em todo o mundo, mas somando todas as espécies, tanto livres como em cativeiro, segundo a revista online do National Geographic.

Do Mundo-Nipo

Total
0
Shares
Previous Article
Manobras militares de jatos dos EUA em Hiroshima Foto Reproducao Edicao MN 900x550 01

Hiroshima exige explicações sobre manobras perigosas de caças dos EUA

Next Article
Codigo de barras mMade in Japan Imagem Mundo Nipo 900x550 00 1

Fraude na Kobe Steel deteriora credibilidade de produtos japoneses

Related Posts