Pontos turísticos em Tóquio para os amantes da arquitetura

Matéria e vídeo detalham e mostram pontos turísticos com as melhores arquiteturas situadas na capital japonesa. Confira!
Catedral de Saint Mary em Toquio Foto Piti Koshimura Peach no Japao
Catedral de Saint Mary, em Tóquio (Foto: Piti Koshimura/Peach no Japão)

Com sua cultura milenar, o Japão é um país que se destaca por seu design único de construção tanto das antigas residências, feitas em madeira, como de seus esplendorosos castelos milenares. No dias atuais, o país continua se destacando na arquitetura, com vários profissionais do setor conquistando notoriedade internacional.

Desde a criação do Prêmio Pritzker, em 1979, sete arquitetos japoneses foram laureados com a maior distinção mundial da categoria. Entre eles, Tadao Ando e Kenzo Kange, cujas obras são tema do vídeo mais recente do site Peach no Japão.

Tadao Ando, 74 anos, vencedor do Pritzker em 1995, é conhecido por suas construções em concreto combinado com elementos como vidro e madeira. Um fato curioso sobre um dos maiores representantes da arquitetura japonesa contemporânea é que ele não tem formação acadêmica na área. Autodidata, aprofundou seus conhecimentos por meio de leituras, cursos por correspondência e viagens pela Europa e América do Norte.

A obra de Ando exibida no vídeo é o espaço ‘21-21 Design Sight,’ que recebe exposições sobre design. Aberto em 2007 na capital japonesa, sua proposta é de provocar discussões sobre a influência desse tema no dia-a-dia das pessoas, numa tentativa de promover a aproximação do grande público a conceitos que muitos acreditam estar longe de seu cotidiano.

Kenzo Tange, falecido em 2005, foi o primeiro arquiteto japonês a receber o Prêmio Pritzker, em 1987. Embora muitas de suas obras sejam classificadas como modernistas, Tange teve um papel de destaque no movimento da arquitetura metabolista, criada por um grupo de arquitetos japoneses no pós-guerra.

Os metabolistas argumentavam que edifícios e cidades deveriam ser concebidos como seres vivos, aliando, assim, mega-estruturas arquitetônicas a desenhos e conceitos orgânicos.

No vídeo “Tóquio: Turismo + Arquitetura”, a obra escolhida de Tange é a icônica Catedral de Saint Mary, erguida entre 1963 e 1964. Assim como na obra de Ando, o concreto é protagonista na parte interna da obra. Por fora, paredes em aço inoxidável refletem o brilho do sol, dando um grande destaque a essa construção localizada num bairro tranquilo de Tóquio, fora do circuito turístico.

*Assista ao vídeo da matéria no YouTube.

Por Piti Koshimura (produtora de conteúdo e fundadora do blog Peach no Japão).

*Outras matérias produzidas por Piti Koshimura podem ser conferidas no Site Peach no Japão; no Canal Peach no Japão no YouTube; na Página Peach no Japão no Facebook e no Instagram.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Terremoto no leste do Japao em 19 07 2016 Foto Reproducao JMA

Novo terremoto atinge leste do Japão

Next Article
Terremoto no leste do Japao em 20 07 2016 Foto Reproducao JMA 900x600 02

Leste do Japão é atingido por mais um terremoto, o terceiro em 4 dias

Related Posts