Manaus recebe exposições de Dioramas e bonecas do Japão

Itens valiosos pertencem ao acervo do Consulado Geral do Japão e estarão em exposição no Palácio da Justiça em Manaus até março de 2019.
Boneca Kyo Ningyo Colecao particular Foto Creative Commons 03
Boneca Kyo-Ningyo – Coleção particular | Foto: Creative Commons

O Palácio da Justiça em Manaus recebe a partir desta quinta-feira (20) as exposições “Kyo-Ningyo: Bonecas do Japão” e “Dioramas de Patrimônios Mundiais Japoneses”. As mostras apresentam o acervo do Consulado Geral do Japão em Manaus e marcam o início das atividades comemorativas que acontecerão em 2019, em alusão aos 110 anos da imigração Japonesa no Brasil.

No Japão, existem bonecas chamadas “Nihon-Ningyo”, que possuem roupas e cabelos comuns à cultura japonesa. As “Nihon-Ningyo” fabricadas na cidade de Kyoto são chamadas de “Kyo-Ningyo”, que dão nome a exposição. Na primeira exposição, o público poderá conferir oito dessas bonecas japonesas.

Já “Dioramas de Patrimônios Mundiais Japoneses” registra reproduções (réplicas) em apresentação artística tridimensional, de forma realista, de 15 edificações reconhecidas como patrimônios mundiais pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, ou seja, a Unesco.

Entre os dioramas a serem expostos, estão o do grande templo budista Todaiji, que é atração principal da cidade de Nara; do Templo da Água Pura – Kiyomizudera, que fica ao leste da cidade de Kyoto; do domo de Genbaku ou domo da Bomba Atômica, representando o Memorial da Paz de Hiroshima e conservado nas mesmas condições de quando foi detonada a bomba atômica, em 6 de agosto de 1945; além de outros.

SERVIÇO
“Kyo-Ningyo: Bonecas do Japão” e “Dioramas de Patrimônios Mundiais Japoneses
Local: Palácio da Justiça de Manaus
Endereço: Av. Eduardo Ribeiro, 901 – Centro – Manaus.
Data: de 20 de dezembro de 2018 até março de 2019
Horários: segunda a sexta (9h às 16h), sábados (13h às 17h) e domingos (9h às 13h).
Entrada: Gratuita

Total
0
Shares
Previous Article
Trabalhadores japoneses Foto Bloomberg 19 12 18 min

Japão sobe e Brasil cai no ranking de igualdade de gênero

Next Article
Showa shell Foyo Creative Commons min

Duas grandes refinarias de petróleo no Japão oficializam fusão

Related Posts