Governador sanciona lei que cria o Dia do Samurai no Rio de Janeiro

Publicação no Diário Oficial diz que o ‘Dia do Samurai’ será em 24 de abril. Iniciativa tem como objetivo valorizar a cultura japonesa.
Dia do Samurai no Rio de Janeiro Foto Creative Commons Montagem Mundo Nipo min
©Creative Commons / Montagem Mundo-Nipo

Atualizado em 31/01/2019

O novo governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, sancionou uma lei que determina o dia 24 de abril como o “Dia do Samurai” no Estado do Rio de Janeiro, uma legislação que foi publicada na edição de terça-feira (22) do Diário Oficial do Estado.

O projeto de lei 3617/2017 é de autoria do deputado estadual Wanderson Nogueira (PSOL-RJ) e foi usado como base para a aprovação do governador. No texto, Nogueira explica que 24 de abril é a data de aniversário do sensei Jorge Kishikawa, presidente do Instituto Cultural Niten, presente no RJ desde 2001.

Em seu site, a instituição informa que foi criada por Kishikawa em 1993 para difundir os ensinamentos das artes da espada samurai, filosofia e cultura japonesa. O Instituto Cultural Niten se descreve como um dos maiores centros de ensino da arte dos samurais fora do Japão.

O projeto de lei destaca que a iniciativa tem como objetivo valorizar a cultura oriental e a diversidade cultural do povo fluminense:

“Assim, o Sensei Jorge Kishikawa, por meio do Instituto Cultural Niten, segue proporcionando ao Brasil e em especial ao povo fluminense a oportunidade ímpar de autodesenvolvimento enquanto cidadãos, além da sempre benéfica prática de uma atividade que favorece o bem-estar do corpo e do espírito”.

O Niten mantém em Nova Friburgo um dos seus nove núcleos de atuação no Estado do Rio de Janeiro, onde desenvolve um trabalho social focado nos valores dos samurais. A cidade serrana abriga uma colônia de descendentes de japoneses desde 1927 e é base eleitoral de Wanderson Nogueira, que não foi reeleito em outubro.

Mundo-Nipo
Fontes: Portal G1 | O Globo.

Total
0
Shares
Previous Article
Dolar Foto Freedoc Images 900x600 08 01 2016 otimizada

Dólar segue exterior e fecha acima de R$3,80

Next Article
Papa Francisco no aviao papal Foto Shutterstock min

Papa Francisco anuncia que visitará o Japão em novembro

Related Posts