Recife recebe mostra ‘Tohoku – Através do Olhar de Fotógrafos Japoneses’

O visitante conhecerá os ambientes naturais, paisagens e a cultura tradicional do nordeste japonês.
Mostra Tohoku Foto Divulgacao montagem MN 900x550 02 min 1
Foto: Divulgação/Montagem MN

Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Cultura de Pernambuco e o Escritório Consular do Japão no Recife, a mostra “Tohoku – Através do Olhar de Fotógrafos Japoneses”, que reúne fotos da cultura de Tohoku, região no nordeste do Japão, fica em cartaz na Torre Malakoff, no Bairro do Recife, até o dia 12 de novembro.

Além da mostra, cuja entrada é gratuita, também serão oferecidas oficinas de origami, de brinquedos e de língua japonesa no local.

Na exposição, é possível conhecer, através dos registros, a cultura, os ambientes naturais e a religiosidade tradicional de Tohoku. A mostra reúne registros atuais e das décadas de 1950 e 1960 da região japonesa, que ficou conhecida mundialmente após ser quase devastada pelo potente terremoto e tsunami em março de 2011, no qual morreram mais de 18 mil pessoas.

A região nordeste do arquipélago japonês é dividida em seis províncias: Aomori, Iwate, Akita, Yamagata, Miyagi e Fukushima.

Participam da mostra registros de fotógrafos como Teisuke Chiba e Ichiro Kojima, com fotografias de Tohoku das décadas de 1950 e 1960; Hideo Haga, Masatoshi Naito e Masaru Tatsuki, com festivais e rituais da religiosidade popular de toda a região; Hiroshi Oshima e Naoya Hatakeyama, que combinaram suas histórias pessoais com as paisagens de suas regiões natais; Meiki Lin, que direcionou sua câmera para o belo ambiente natural; Nao Tsuda, que buscou a fonte do espírito japonês em relíquias e artefatos do período Jomon, desenvolvida por alguns dos primeiros povos a habitar o Japão; além de um grupo de fotógrafos liderado por Toru Ito, que criou a Sendai Collection, uma série de fotografias de cenas anônimas em Sendai, província de Miyagi.

A mostra na Torre Malakoff dividirá ainda seu espaço com amplas atividades da cultura japonesa. O público poderá participar de oficinas de Kanji Maker (língua japonesa), de origami (dobradura de papel) e de Kendama (bilboquê japonês), que acontecem nos dias 28 de outubro, 4 de novembro e 11 de novembro, respectivamente, sempre às 15h30. A entrada também é gratuita.

Serviço

Exposição “Tohoku: Através do Olhar dos Fotógrafos Japoneses”
Local e endereço: Torre Malakoff – Praça do Arsenal, s/n – Bairro do Recife
Data: até 12 de novembro de 2017
Horários: de terça a sexta, das 10h às 17h, aos sábados, das 15h às 18h, e aos domingos, das 15h às 19h
Telefone: (81) 3184.3180
Entrada: Gratuita

Total
0
Shares
Previous Article
Bandeiras de Japao e EUA Foto Shutterstock

EUA e Japão concordam em elevar a pressão sobre a Coreia do Norte

Next Article
Estra em Osaka destruidas pelo Tufao 23102017Lan Foto Kyodo min 1

Tufão deixa 5 mortos, 1 desaparecido e mais de 130 feridos no Japão

Related Posts