Japão expõe artesanato tradicional em Paris

Paris ganhou uma exposição de peças com laqueamento tradicional do Japão.
Japao expoe artesanato tradicional em Paris Foto Divulgacao
Foto: Reprodução/NHK

Com o objetivo de criar um novo mercado na Europa, uma cidade no norte do Japão levou à Paris uma exposição de peças de artesanato laqueados tradicionais do Japão. Centenas de produtos do gênero estão sendo expostos em uma feira que teve inicio esta semana na capital francesa.

O evento foi organizado pela prefeitura da cidade de Hirosaki, na província de Aomori, como forma de difundir o artesanato local, com destaque para os tradicionais objetos laqueados conhecidos como Tsugaru-nuri.

Mais de 500 produtos estão em exposição, incluindo artesanatos feitos de madeira de faia. Há ainda obras feitas em colaboração com um designer japonês conhecido internacionalmente.

Noriyuki Kasai, prefeito de Hirosaki, explicou que o processo de produção das peças Tsugaru-nuri é muito demorado devido sua complexidade. Segundo ele, o laqueamento chega à perfeição porque a aplicação do verniz é minuciosamente repetida na peça, que é polida a cada uma das dezenas de camadas no processo de envernizamento da madeira.

“É uma técnica especializada e tradicional da cidade de Hirosaki, que pode ser aplicada a uma gama de produtos, desde utensílios de cozinha até objetos domésticos, como móveis”, contou o prefeito a emissora pública ‘NHK’.

Kasai, que supervisionou pessoalmente a viagem das peças até a chegada em Paris, “espera que muitas pessoas visitem a feira e experimentem a qualidade dos produtos tanto olhando como tocando neles”, conforme noticiou a ‘NHK’, que não detalhou sobre o tempo de duração da exposição em Paris.

Total
0
Shares
Previous Article
Caranguejo gigante japones Foto Reproducao YouTube

Caranguejo-aranha-gigante é alvo de pesca na costa do Japão

Next Article
Kisenosato recebe titulo de yokozuna Foto Kyodo 900x600 02

Kisenosato coloca Japão no topo do sumô após duas décadas

Related Posts