Yayoi Kusama inaugura seu próprio museu em Tóquio

A japonesa já foi considerada a artista mais popular do mundo pela revista britânica ‘The Art Newspaper’.
Yayoi Kusama Foto Asahi min
Yayoi Kusama (Foto: Arquivo Asahi/Getty)

As criações da artista plástica japonesa Yayoi Kusama, conhecida mundialmente pelas obras de cores fortes, dominadas por pontos, mais precisamente bolinhas, com padrões repetidos, já foram exibidas em museus e galerias de arte de renome por todo o mundo. Mas agora, as obras dessa renomada artista finalmente terão uma morada permanente no distrito de Shinjuku, em Tóquio.

De acordo com a revista Casa e Jardim, a artista abrirá seu próprio museu em Tóquio, no dia 1º de outubro. O edifício que abrigará o museu tem 5 andares e deve integrar uma coleção de obras da artista plástica japonesa viva mais reconhecida internacionalmente, bem como documentos e materiais relacionados com a sua carreira e trabalhos.

O primeiro dos cinco andares vai receber a tradicional loja de presentes; no segundo e terceiro piso ficarão as galerias para as exposições; o quarto andar terá as instalações da artista, como o já conhecido quarto infinito; e o quinto andar abrigará uma sala de leitura, um arquivo e ainda uma área externa.

Intitulada My Eternal Soul, a exposição inaugural será centrada nas obras mais recente da artista de 88 anos. A exposição contará ainda com as mostras Creation is a Solitary Pursuit, Love is What Brings You Closer to Art.

De acordo com o jornal ‘The Asahi Shimbun’, a venda de ingressos começou ontem (28) no próprio museu, onde a exposição ficará até 25 de fevereiro de 2018. Depois percorrerá o mundo, devendo retornar ao Museu Yayoi Kusama.

Kusama nasceu em Matsumoto, na província de Nagano. Em 2001, foi agraciada com o Prêmio Asahi, que é conferido pela “Fundação Asahi Shimbun” para honrar indivíduos e grupos distintos por seus trabalhos nos campos acadêmicos, das artes, entre outros.

Em 2014, a revista britânica ‘The Art Newspaper’ elegeu Kusama a artista mais popular do mundo.

Em 2016, a artista foi premiada com a Ordem da Cultura, um dos mais importantes prêmios concedidos plo givernos japonês aos indivíduos por suas contribuições na arte, literatura, ciência, tecnologia, ou qualquer outro campo relacionado à cultura em geral.

Os agraciados com esse prêmio também recebem uma renda vitalícia. A ordem é conferida anualmente e entregue pessoalmente pelo Imperador do Japão no ‘Dia da Cultura’ (3 de novembro).

Total
0
Shares
Previous Article
Mapa na TV mostra detalhes sobre o missil que passou pelo Japao Foto Repoducao YouTube AP

Coreia do Norte fala em autodefesa após míssil sobrevoar o Japão

Next Article
Croquete de batata a moda japonesa Foto Flaming Vegan 900x600 min

Receita de potato korokke: croquete de batata à moda japonesa

Related Posts