Unesco declara sítios cristãos no Japão como Patrimônio da Humanidade

Reconhecimento inclui a Catedral de Oura, dedicada à cristãos japoneses e estrangeiros executados no século XVI.
Catedral de Oura Foto Visit Nagasaki min
Catedral de Oura, em Nagasaki | Foto: Visit Nagasaki

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) declarou neste sábado doze sítios cristãos no Sul do Japão como Patrimônio da Humanidade. Entre os locais está a catedral católica de Oura, em Nagasaki, dedicada a 26 cristãos executados no século XVI.

O reconhecimento engloba dez localidades da região de Nagasaki, o castelo de Hara, na península de Shimara, e a catedral de Oura, chamada também pelos japoneses de Catedral de Urakami.

O cristianismo no Japão remonta a 1549, quando o missionário jesuíta europeu Francisco Javier chegou ao país com outros dois companheiros e começou a pregar sua mensagem no Oeste do país. Sua influência crescente gerou preocupação entre os então “senhores da guerra” do Japão, com a perseguição aos cristãos começando a partir de 1589.

Os cristãos homenageados na catedral de Oura – 20 japoneses e seis estrangeiros – foram executados em Nagasaki em 1597, quando a perseguição aumentou.

De estilo gótico, a catedral, construída em 1864 por padres franceses, é o edifício cristão mais antigo do Japão.

O governo designou a catedral de Oura Patrimônio Nacional em 1933. A igreja foi danificada pela explosão da bomba atômica lançada pelos Estados Unidos sobre Nagasaki em 9 de agosto de 1945, no fim da Segunda Guerra Mundial.

Outros sítios que também entraram para a lista de Patrimônio da Humanidade da Unesco incluem a localidade de Sakitsu, em Amakusa, na região de Kumamoto (Sudoeste), onde os cristãos praticaram sua fé em sigilo durante a era Edo, de 1603 a 1868.

Na ilha de Kuroshima, outro dos locais classificados, o templo budista ocupa hoje o lugar da antiga igreja Shuntokuji (Dos Santos), fundada por portugueses, exemplo atual de tolerância religiosa, onde uma imagem de Maria está ao lado de um Buda.

Durante a primeira metade do século XVII, 75 missionários jesuítas foram executados e estima-se que mais de mil cristãos foram mortos.

Fontes: Kyodo News | Agência AFP | Visit Nagasaki.

Total
0
Shares
Previous Article
Trabalhadores em Toquio Foto Stockvault

Desemprego no Japão cai ao nível mais baixo desde outubro de 1992

Next Article
Atacante Lukaku da Belgica Foto Reproducao Goal min

Bélgica terá todos os titulares contra o Japão

Related Posts