Japão registra queda recorde em vendas de livros e revistas

A internet e jogos em smartphones têm desviado os japoneses de um de seus principais costumes tradicionais, ou seja, a literatura.
Loja de livros e revistas em Toquio Foto Wikimedia Commons 900x60030 12 2015 02

As vendas de livros e revistas no Japão devem cair para uma baixa recorde ao final deste ano, informou o Instituto de Pesquisa de Publicações do país em um relatório preliminar divulgado nesta semana.

O Instituto afirma que as vendas de janeiro a novembro registraram queda recorde de cerca de 5,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, devendo totalizar 1,520 trilhão de ienes, cerca de 12,6 bilhões de dólares, de livros e revistas vendidos entre janeiro e dezembro de 2015.

O número representa uma retração de 84 bilhões de ienes, cerca de 700 milhões de dólares, em relação ao ano passado e marca o 11º ano consecutivo de queda nas vendas deste setor.

As vendas de livros caíram 1,9%. O declínio modesto é, em parte, devido à venda de mais de 2 milhões de cópias de um best-seller escrito pelo comediante Naoki Matayoshi. Seu livro ganhou o Prêmio Akutagawa 2015, um dos mais importantes prêmios de literatura concedido no Japão.

Enquanto isso, as vendas de revistas sofreram queda recorde de 8,2%, principalmente porque o setor tem sofrido forte retração nas vendas de revistas semanais. “As pessoas estão deixando de ler livros e revistas para passar mais tempo com jogos em smartphones”, destaca o Instituto em seu relatório, acrescentando que a internet, principalmente as redes sociais, também vem desviando os japoneses de um de seus principais costumes tradicionais, ou seja, a literatura.

Mediante a isso, o órgão planeja realizar um “shake up” nas estruturas de distribuição e de vendas como forma de reavivar a indústria editorial do Japão que, mesmo registrando quedas recordes, continua listada entre as cinco maiores do planeta.

Fonte: NHK News Japan.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Akio Toyoda Foto Wikimedia Commons 900x600 29 12 2015 03 otimizada

Presidente da Toyota está entre os 10 empresários mais poderosos do mundo

Next Article
Castelo de Kumamoto Foto Wikimedia Commons 1000x600 30 12 2015 02

Turistas se juntam a ritual de limpeza de fim de ano do Castelo de Kumamoto

Related Posts