Província japonesa de Aichi promove megafestival de samurais

Berço dos samurais, Aichi sediará em novembro um dos maiores eventos já realizados sobre esses guerreiros.
Samurai Summit 2016 Divulgacao
World Samurai Summit 2016 (Foto: Divulgação/Prefeitura de Aichi)

Promovido desde 2014 pela província de Aichi, no centro do Japão, a edição 2016 do megafestival World Samurai Summit decorrerá nos dias 19 e 20 de novembro em Nagoya. O evento de dois dias terá várias atrações envolvendo samurais e outros tipos tradicionais de guerreiros do Japão antigo, além de desfiles e uma espetacular “reconstituição” da famosa “Batalha de Komaki e Nagakute”, uma das mais importantes ocorridas no Japão e que promete tirar o fôlego dos visitantes.

No primeiro dia do evento acontecerá a cerimônia de abertura “Dai Musha Gyoretsu”, que inclui um grande desfile formado por centenas de “guerreiros”. Samurais de todo o país, além de ninjas, guerreiros armados e especialistas em artes marciais desfilarão pelas ruas de Nagoya vestidos a caráter. O evento contará ainda com participações especiais de cavaleiros ocidentais trajados com armaduras tradicionais.

Haverá performances especiais de ninjas e exibições de samurais no manuseio das katanas (espadas japonesas) e no tiro com arco e flecha.

No último e segundo dia do festival, em 20 de novembro, acontecerá o espetáculo que reunirá centenas de “guerreiros” numa reconstituição da épica “Batalha de Komaki e Nagakute” (Komaki-Nagakute no Tatakai).

“É tudo muito realista e o visitante poderá experimentar a sensação de vivenciar uma grande batalha de guerreiros e samurais”, disse a organização do evento ao jornal ‘The Asahi Shimbun’. “É como voltar no tempo”, afirmou.

Segundo o governo local, Aichi é a “Casa dos Samurais” no Japão. A ideia de reconstituir a “Batalha Komaki e Nagakute” surgiu no ano passado, para marcar o 400º aniversário da morte do shogun Tokugawa Ieyasu, que se originou a partir da região. Aichi também é a terra natal de Toyotomi Hideyoshi e de Oda Nobunaga, grandes daimyo ou daimiô (senhor feudal) do período Sengoku que unificou o Japão.

Esses três famosos nomes da história japonesa foram protagonistas da “Batalha de Komaki e Nagakute”, ocorrida em 1584.  A batalha, também referida como Campanha Komaki, consiste em uma série de confrontos travados pelo exército de Hashiba Hideyoshi (que se tornaria Toyotomi Hideyoshi em 1586) contras as forças de Nobunaga e aliados de Tokugawa. Os três praticamente moldaram a história do Japão atual.

“Essa famosa batalha será reconstituída no World Samurai Summit 2016, algo simplesmente imperdível”, afirma o ‘The Asahi Shimbun’.

O evento contará ainda com uma farta gastronomia local, incluindo comidas típicas do período Edo, além de apresentações de um grupo de sete ninjas recém-formado pela prefeitura de Aichi, que inclui um ninja norte-americano. O grupo foi contratado pela prefeitura para fomentar o turismo na região.

Um show único de fogos de artifícios encerrará o “World Samurai Summit” no final da tarde do dia 20 de novembro. Os fogos utilizados serão os mesmos usados durante o período dos “Reinos Combatentes”, época do conflito entre clãs e shogunato, ou xogunato.

De acordo com os organizadores, o evento deste ano será diferente porque contará com a participação de estrangeiros. Com isso, o governo de Aichi espera atrair um grande número de turistas do exterior, bem como visitantes de outras regiões do Japão.

SERVIÇO
World Samurai Summit 2016
Local: Expo Aichi Commemorative Park /Expo Park Nagoya (onde ocorreu o Expo 2005)
Endereço: 〒480-1342  1533-1 Otsu, Ibaragabasama, Nagakute-shi, Aichi
Datas e horários: 19 e 20 de novembro – das 10 às 17h00
Entrada: gratuita
Telefones: +81-52-770-8177 | 52-954-6355 (Secretaria de Turismo de Aichi)
Mais informações: Site oficial do World Samurai Summit 2016

Total
0
Shares
Previous Article
Bomba nuclear russa Foto Creative Commons

Japão reitera oposição às negociações para proibir armas nucleares

Next Article
Terremoto de 58 atinge nordeste japoneses em 12 11 16 Foto JMA

Terremoto de 5,8 graus sacode o nordeste do Japão

Related Posts