Do Mundo-Nipo
O filme de animação do diretor de “A viagem de Chihiro” já fez mais de US$ 88 milhões só no Japão, e não mostra sinais de enfraquecimento desde seu lançamento em julho. O filme ganhou ainda mais força nas bilheterias após Hayao Miyazaki anunciar sua aposentadoria durante a 70ª edição do Festival de Cinema de Veneza, no fim de semana, onde “Kaze Tachinu” (“The wind rises”) concorre ao Leão de Ouro.

‘Kaze Tachinu’ continua no topo da bilheteria japonesa desde o seu lançamento em julho (Imagem: Cartaz/Divulgação)
Nem o “O Homem de Aço”, que teve uma arrecadação de US$ 2,7 milhões, foi páreo para a animação “Kaze Tachinu”. Em sua primeira semana de estreia, o filme do super-herói ficou em segundo lugar na bilheteria japonesa, perdendo para a obra de Miyazaki que ainda continua no topo da bilheteria desde o seu lançamento em julho.
O novo longa-metragem de animação do afamado cineasta é inspirado na vida do engenheiro que desenhou o temido avião de combate “Zero”, usado durante a Segunda Grande Guerra Mundial. Críticos locais viram a história como uma advertência velada ao perigo do nacionalismo japonês, mas o público mostrou grande interesse pela história.
Na época do lançamento, Miyazaki confirmou as análises em um ensaio crítico às propostas do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, que pretende rever a Constituição do país. Ao assumir o cargo, o político prometeu revitalizar a economia e aumentar a postura defensiva do Japão.
As informações são do “Hollywood Reporter”.
Siga o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.