Culinária japonesa é listada como Patrimônio Cultural da Unesco

Muitos no Japão esperam que o reconhecimento impulsione as exportações e ajude ainda mais a já famosa, saudável e deliciosa culinária japonesa.
Sushi contenporaneo Foto Stockvault

Atualizado em 26/09/2022

A culinária japonesa foi adicionada à lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco durante uma reunião realizada no Azerbaijão nesta quarta-feira (4), informou o site de notícias da emissora estatal NHK.

O Japão apresentou o pedido em março de 2013, conforme solicitado por um grupo cívico japonês. O grupo tem feito campanha para combater rumores sobre a comida japonesa referentes à radiação desde o acidente nuclear em Fukushima, em março de 2011.

Muitos no Japão esperam que o reconhecimento impulsione as exportações e ajude a gastronomia japonesa, ou washoku, se tornar a mais popular em todo o mundo.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, saudou a listagem, dizendo que a cultura alimentar japonesa tem sido alimentada por gerações e que ele pretende preservá-la.

O ministro da Agricultura, Yoshimasa Hayashi, disse que quer manter o interesse na cultura da culinária japonesa, por isso vai ser passado para as gerações futuras.

Hayashi prometeu ainda promover a gastronomia japonesa pelo mundo. A ideia é incentivar a culinária regionais do Japão à realizarem apresentações gastronômicas em outros países, tais como organizar eventos em países diversificados para apresenta pratos típicos do Japão.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
1
Shares
Previous Article

Japão inicia produção de células iPS para estoque

Next Article

Patinação artística: Mao Asada diz que está focada no "agora"

Related Posts