Arquiteto japonês Toyo Ito é laureado com o Pritzker 2013

Toyo Ito, de 71 anos, foi agraciado com o prêmio que é conhecido como o “Nobel da arquitetura”.

Do Mundo-Nipo

O arquiteto japonês Toyo Ito foi laureado com o prêmio Pritzker 2013 por sua produção dita “atemporal”, informou a revista online ‘Casa Vogue’.

 

Toyo Ito trabalhando em seu escritório Toyo Ito & Associates, Architects, em fevereiro de 2012 (Foto: Robert Gilhooly/Kyodo)
Toyo Ito é o sexto arquiteto japonês a receber tal honraria (Foto: Kyodo)

 

O prêmio, conhecido como o “Nobel da arquitetura”, foi criado em 1979 por Jay A. Pritzker e sua esposa, Cindy, e visa homenagear os autores das obras arquitetônicas mais significativas como conjunto. A cada ano, um profissional é eleito – ele ganha uma medalha de bronze e US$ 100 mil, de acordo com a Vogue.

Desta vez, o pós-modernista asiático se une ao panteão de semideuses criadores de edificações, sendo o sexto arquiteto japonês a receber tal honraria. Antes dele, receberam o Pritzker: Kenzo Tange, em 1987, Fumihiko Maki, em 1993, Tadao Ando, em 1995, e Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, em 2010.

O adjetivo “inovador” é comumente empregado para descrever as criações de Ito. Muitas vezes, tal classificação se deve ao uso novo que o arquiteto dá a materiais tradicionais. Um exemplo disso é o projeto VivoCity, em Cingapura, onde o concreto desenha leves formas orgânicas. No entanto, em outros momentos, a inovação de Ito é verdadeiramente tecnológica, como é possível ver no Domo, em Odate, ou na Torre dos Ventos, em Yokohama.

A diversidade da produção é uma das características mais fortes do arquiteto. Toyo Ito diz não almejar ter uma marca formal nítida. Segundo ele, cada projeto é único e individual – nascido do seu programa e das condições do terreno.

Além de dirigir desde 1972 o escritório Toyo Ito & Associates, Architects, que congrega arquitetos que querem trabalhar e continuar a aprender, Ito se dedica ao ensino universitário de arquitetura, ajudando a nova geração a rumar por bons caminhos. Um dos traços que define este grande arquiteto de 71 anos de idade, e 40 de profissão, é a intensa e infalível noção de responsabilidade social.

Veja a matéria na íntegra, que incluiu diversas fotos do trabalho de Ito, em Casa Vogue.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Premiê do Japão lamenta morte de Nelson Mandela

Next Article

Tokyo Skytree atinge a marca de 10 milhões de visitantes

Related Posts