Estreia hoje no Brasil o primeiro filme de Masakazu Sugita

O Brasil é o primeiro país além do Japão a ter o filme em suas salas de cinema.

Acontece neste sábado, 9 de maio, a pré-estreia de “O Desejo da Minha Alma” (Hitono Nozomino Yorokobiyo, título original), de Masakazu Sugita. O filme narra a trajetória da menina Haruna e de seu irmão Shota, que ficaram órfãos após um forte terremoto que atingiu o Japão, destruindo mais do que apenas casas. Após o desastre, as crianças vão morar com seus tios, mas mesmo com todo o carinho recebido, elas estão longe da felicidade.

O Brasil é o primeiro país além do Japão a ter o filme em suas salas de cinema, fato que deixou o diretor bastante animado.

“Eu sei que o Brasil tem uma cultura maravilhosa. Fico sempre comovido com os filmes que chegam até nós, aqui no Japão. E estes sentimentos têm, definitivamente, afetado o modo de fazer meus filmes. Mesmo com idioma e culturas diferentes, me sinto familiarizado com o povo brasileiro, e acho que isso vem do poder do filme e de seu potencial”, disse Sugita.

O FILME
A emoção e a beleza deste filme trazem a dura realidade vivida pelo diretor Sugita, que aos 14 anos vivenciou o Grande Terremoto de Hanshin, em 1995. “Aconteceram coisas na minha frente que eu jamais poderia imaginar e tudo parecia tão surreal. Fiquei ali, sem poder fazer nada, apenas olhar”, revela. Mais tarde, em março de 2011, nova tragédia assolou o país, com o Grande Terremoto do Leste do Japão.

“Via aquele Tsunami negro engolindo a cidade e, de novo, eu só pude olhar, sem fazer nada. Me senti sem forças e culpado por não ter feito nada para ajudar. Eu acho que este sentimento não era apenas meu, mas de todo o país”, afirma o diretor.

Depois de ter vivenciado estes dois grandes desastres, Sugita enfrentou o desafio e transformou todo aquele sentimento de dor e culpa nesta brilhante obra. “Assistam ao filme escutando a voz do coração das crianças. Espero que este filme atinja o coração de cada um, não como a história de alguém distante, mas sim como uma história que poderia acontecer com qualquer um, a qualquer momento da vida”, sugere o diretor.

O DIRETOR
Masakazu Sugita nasceu em 1981, no Japão. Estudou no Visual Concept Planning Department, na Osaka University of Arts, dirigiu alguns curtas-metragens, que foram selecionados para diversos festivais, e também trabalhou com os diretores japoneses Junji Sakamoto, Nobuhiro Yamashita e Tatsushi Ohmori.

FICHA TÉCNICA
Título Original: Hitono Nozomino Yorokobiyo (人の望みの喜びよ)
País: Japão
Ano: 2014
Duração: 85 min.
Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 12 anos
Resolução: Colorido Cópia DCP e Digital
Idioma: Japonês/Legendado em português

Apoio
Fundação Japão em São Paulo

*O Mundo-Nipo não assume qualquer responsabilidade pelo material (textos e foto/imagem), que são fornecidos pelo órgão ou entidade representante, e publicados na íntegra pelo Portal Mundo-Nipo.

Total
0
Shares
Previous Article

Toyota reporta lucro recorde de 2,75 trilhões de ienes no ano fiscal de 2014

Next Article

Aumenta pressão de gases emitidos por vulcão perto de Tóquio

Related Posts