Maestro japonês Seiji Ozawa é agraciado com o Prêmio Kennedy

É a primeira vez que um japonês recebe o prestigiado prêmio norte-americano.

Do Mundo-Nipo

O afamado maestro Seiji Ozawa foi agraciado com Prêmio Kennedy deste ano, no que se tornou o primeiro japonês a receber o prestigioso prêmio norte-americano, informou nesta quinta (16) a emissora pública ‘NHK’.

O John F. Kennedy Center for Performing Arts faz tal premiação todos os anos desde 1978, nomeando pessoas que contribuíram para com a arte e a cultura dos Estados Unidos.

Em comunicado à imprensa na quarta-feira (15), o Centro Kennedy descreveu Ozawa, de 79 anos, como uma das “maiores figuras da atualidade no mundo da música clássica”.

De acordo com a “NBC News”, Ozawa deixou sua marca em toda a América do Norte. Na década de 1960, ele teve passagens como maestro assistente da Filarmônica de Nova York, sob a regência dos lendários maestros Leonard Bernstein e Herbert Von Karajan. Ozawa passou então a diretor musical nas Orquestras de Chicago, de Toronto e de São Francisco, além de diretor regente da Orquestra Sinfônica de Boston.

Em 2010, Ozawa teve de deixar o cargo de diretor regente da imponente e afamada Orquestra de Viena para tratamento de um câncer de esôfago.

Em uma entrevista recente concedida ao jornal “The Asahi Shimbun”, em junho passado, o afamado maestro disse que “sua saúde tem melhorado gradativamente”. Osawa ainda não retomou a carreira de forma constante desde 2010, mais disse ao Asahi que pretende ensinar música na Suíça.

A entrega do Prêmio Kennedy ocorrerá no final deste ano, em dezembro. Os agraciados com o prêmio deste ano incluem, além de Ozawa, a banda de rock Eagles, a compositora e cantora Carole King, o diretor George Lucas e as atrizes Cicely Tyson e Rita Moreno, conformou noticiou a NBC News.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Tumulo dos Vaga Lumes 900x550 28 05 2018 min

Veja os 21 filmes mais marcantes da animação japonesa; vídeos

Next Article

Tufão Nangka atinge oeste do Japão, deixa dois mortos e dezenas de feridos

Related Posts