Tradicional arte japonesa ‘Ukiyo-e’ está em exposição em São Paulo

O Museu Afo Brasil está abrigando uma exposição com um raro acervo dos mestres do “Ukiyo-e”, tradicional arte da gravura japonesa.

Do Mundo-Nipo

Um raro acervo dos mestres do Ukiyo-e compõe uma mostra sobre a tradicional arte da gravura japonesa no Museu Afro Brasil, no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

 

Mostra“A arte do Ukiyo-e – A tradição da gravura japonesa” (Foto: Edição de Henrique Luz/Museu Afro Brasil)
Mostra“A arte do Ukiyo-e – A tradição da gravura japonesa” (Foto: Edição de Henrique Luz/Museu Afro Brasil)

 

Com curadoria de Emanoel Araujo, a exposição  A arte do Ukiyo-e – A tradição da gravura japonesa, que teve início no dia 16 de abril, reúne trabalhos dos lendários artistas Toyohara Kunichika, Utagawa Kunisada, Utagawa Yoshitora, Utagawa Kuniaki, Utagawa Yoshiiku, Fusutane, Tsukioka Yoshitoshi e Utagawa Hiroshige II.

Quarenta e três obras pertencentes ao colecionador e artista visual Roberto Okinaka, produzidas na década de 1860, durante a transição do poder dos samurais ao Imperador Meiji, oferecem um panorama da sociedade, da cultura e das tradições do Japão em estampas multicoloridas, de minuciosa realização artística. À montagem foram incorporados quatro quimonos e seis obis do acervo do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social.

“A ‘pintura-brocado’, como se chamava a estampa multicolorida se estabelece pelos anos de 1750, na cidade de Edo (atual Tóquio), então sede do xogunato Tokugawa, e passa a servir um mercado editorial crescentemente ávido por novidades. A movimentação de palavra recitada, registrada em caligrafias inesperadas (livros e libretos de diversos gêneros), encenada (teatro kabuki, encontra na imagem seu mais valioso suporte: a pintura impressa, a qual acompanha também dizeres mercadológicos, guias de viagem, convites particulares, publicações didáticas, propaganda de entretenimentos, notícias gerais”, avalia a professora da FFLCH/USP, Madalena Hashimoto Cordaro, autora do texto de apresentação.

 

Serviço

Mostra: A arte do Ukiyo-e – A tradição da gravura japonesa
Local: Museu Afro Brasil Organização Social de Cultura
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n Parque Ibirapuera Portão 10 São Paulo / SP
Fone: 55 11 3320-8900
Entrada: gratuita
Horários: de terça-feira a domingo, das 10 às 17hs (com permanência até às 18hs)
Na última quinta-feira de cada mês, o horário de funcionamento será estendido até às 21hs, para atendimento noturno ao público visitante.

Para mais informações, acesse o website do Museu Afro Brasil.

 


• O Mundo-Nipo não assume qualquer responsabilidade pelo material (informações, textos e fotos/imagens), que são fornecidos/enviados pelo órgão emissor e publicados na íntegra pelo Portal Mundo-Nipo.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

15 ‘coisas’ que os smartphones estão levando ao desuso

Next Article

Japão vai usar cooperação para garantir evacuação em caso de desastre

Related Posts