Japoneses são premiados na 7ª edição do Asian Film Awards

O japonês Takeshi Kitano levou o prêmio de melhor diretor, enquanto que Makiko Watanabe, venceu como melhor atriz coadjuvante e Mototaka Kusakabe foi premiado por melhor edição.

Do Mundo-Nipo

O japonês Takeshi Kitano levou o prêmio de melhor diretor na 7ª edição do Asian Film Awards, realizada na segunda-feira (18) em Hong Kong, enquanto que a japonesa Makiko Watanabe ganhou como melhor atriz coadjuvante.

 

Filme japonês 'Capturing Dad' (Foto divulgação)
Capturing Dad (Foto divulgação)
Filme japonês: 'Outrage Beyond' (Foto divulgação)
‘Outrage Beyond’ (Foto divulgação)
Filme japonês: 'The Kirishima Thing' (Foto divulgação)
‘The Kirishima Thing’ (Foto divulgação)

 

O diretor Kitano, que também é ator, foi premiado por sua direção no filme ‘Outrage Beyond’, um longa sobre mafiosos da Yakuza. A atriz Makiko Watanabe recebeu o de melhor atriz coadjuvante por sua excelente interpretação no drama ‘Capturing Dad’, um filme aclamado pela crítica internacional e que já arrecadou diversos prêmios em outros festivais de cinema.

Outro japonês premiado foi Mototaka Kusakabe por sua edição no filme ‘The Kirishima Thing‘, um drama-adolescente que conta a história de dois estudantes do ensino médio que atravessam as fronteiras sociais entre a elite e a classe mais baixa na sua escola.

O festival de filmes Asian Film Awards, organizado pela Hong Kong International Film Festival, é realizado anualmente desde 2007 e foi criado com o objetivo de mostrar os talentos da região asiática ao mundo.

A sétima edição do festival contou com a participação de artistas consagrados no mundo do cinema como o ator Eddie Garcia, que arrematou o prêmio de melhor ator por interpretar um gay solitário de 70 anos na comédia-drama “Bwakaw”, um filme de produção filipina, enquanto que Nora Aunor foi premiada como melhor atriz por sua interpretação no drama ‘Thy Womb’, no qual ela retrata a luta de uma esposa infértil.

Filme 'The Lady', com Michelle Yeoh (Foto divulgação)
Filme ‘The Lady’, com Michelle Yeoh (Foto divulgação)

A atriz Michelle Yeoh recebeu o prêmio especial por “Excellence in Asian Cinema”. Michelle é uma das atrizes mais conceituadas da Ásia e alcançou fama internacional após participação em um dos filmes de James Bond, ‘O Amanhã Nunca Morre’.  Mas suas interpretações vão além do que uma simples “Bond girl”. A triz, de origem malaia, protagonizou o épico ‘O Tigre e o Dragão’, uns dos filmes asiáticos mais premiados pela Academia de Ciências e Artes Cinematográficas de Hollywood, onde, em 2001, faturou quatro oscas: melhor filme estrangeiro, melhor fotografia, melhor direção de arte e melhor trilha sonora.

A mais recente interpretação de Michelle, talvez a melhor de sua carreira, ficou por conta do filme ‘The Lady’, produzido no ano passado, no qual ela faz o papel da líder opositora de Mianmar e ganhadora do Nobel, a ícone Aung San Suu Kyi.

 

Trinta filmes, de nove países, disputaram 14 prêmios na 7º edição da Film Awards da Ásia, veja a lista completa dos vencedores:

• Melhor Filme: Mystery (China)

• Melhor Diretor: Takeshi Kitano (‘Outrage Beyond’ – Japão)

• Melhor Ator: Eddie Garcia (‘Bwakaw’ – Filipinas)

• Melhor Atriz: Nora Aunor (‘Thy Womb’ – Filipinas)

• Revelação: Qi Xi (‘Best Newcomer’ – China)

• Melhor Ator Coadjuvante: Nawazuddin Siddiqui (‘Talaash: The Answer Lies Within’ – Índia)

• Melhor Atriz Coadjuvante: Makiko Watanabe (‘Capturing Dad’ -Japão)

• Melhor Roteirista: Mei Feng, Yu Fan, Lou Ye (‘Mystery’ China)

• Melhor Diretor de Fotografia: Touraj Aslani (Rhino Temporada-Curdistão iraquiano / Turquia)

• Designer Melhor Produção: Bahman Ghobadi, Daryoosh Peiro (‘Rhino Season’ – Curdistão iraquiano / Turquia)

• Melhor Compositor: Pritam Chakraborty (‘Barfi!’ – Índia)

• Melhor Edição: Mototaka Kusakabe (‘The Kirishima Thing‘ – Japão)

• Melhores Efeitos Visuais: Farbod Khoshtinat (‘Rhino Season’ – Curdistão iraquiano / Turquia)

• Melhor Figurino: Man Lim-chung (‘The Silent War’ – China / Hong Kong)

As informações da lista de vencedores são da Hong Kong International Film Festival.

 

Para saber mais sobre Cultura, clique em mundo-nipo.com/variedades/cultura. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Kim Jong Un supervisiona exercícios militares envolvendo aviões e mísseis

Next Article

Grande Torneio de Sumô de Primavera: resultados do 12º dia

Related Posts