Japão homenageia o cartunista Mauricio de Sousa com a ‘Ordem do Sol Nascente’

Por sua contribuição com a divulgação da cultura japonesa, entre outras ações, o criador da “Turma da Mônica” foi agraciado com a condecoração mais importante do Japão.

Do Mundo-Nipo

O cartunista e empresário Mauricio de Sousa, criador da “Turma da Mônica”, foi agraciado nesta semana com a condecoração mais importante do Japão, a “Ordem do Sol Nascente”, com “Raios de Ouro com Roseta”.

 

Mauricio de Sousa mostra o personagem Tikara (Foto: Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil)
Mauricio de Sousa mostra o personagem Tikara (Foto: Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil)

 

Criada em 1875, a honraria é concedida pelo imperador do Japão ao que contribuem para o estreitamento de ralações entre o país e outras nações, incluindo aqueles que ajudam na divulgação da cultura japonesa.

A entrega do prêmio aconteceu na última terça-feira, em uma cerimônia realizada em São Paulo, onde o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima, agraciou o cartunista de 78 anos com a “Ordem do Sol Nascente”.

A cerimônia também contou com a participação dos personagens da “Turma da Mônica”, incluindo Tikara e Keika, personagens descendentes de japonesas que foram criados em 2008 para marcar as comemorações dos 100 anos de Imigração Japonesa no Brasil.

Esta iniciativa é apenas uma dentre outras que levaram Mauricio de Souza a ser condecorado com a maior honraria do Japão. Uma delas é a edição especial da Turma da Mônica Jovem, que convidava jovens brasileiros a visitarem o Japão pós-tsunami para presenciarem a reconstrução do país.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Governo japonês vai reduzir número de funcionários em 2014

Next Article

Banco do Brasil lança 'agência móvel' no Japão

Related Posts