Premiê japonês celebra decisão da Unesco

Shinzo Abe aplaudiu a decisão da Unesco em conceder à Fábrica de Seda de Tomioka o status de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Do Mundo-Nipo

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, aplaudiu a decisão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) de conceder à Fábrica de Seda de Tomioka o status de Patrimônio Cultural da Humanidade.

 

Fábrica de Seda de Tomioka (Foto: Taro Fujita/AJW)
A Fábrica de Seda de Tomioka tem recebido um grande numero de visitantes desde que a Unesco, em abril passado, a listou como um dos 36 locais cogitados à receber o status de Patrimônio da Humanidade (Foto: Taro Fujita/AJW)

 

O reconhecimento foi anunciado neste sábado (21), durante a um reunião do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial da Unesco, realizada na cidade de Doha, no Qatar.

Na tarde deste sábado (hora local), Abe disse a repórteres que o reconhecimento ajudará o turismo local, e que espera que as pessoas visitem a famosa fábrica que, segundo ele, é a principal responsável pelo progresso da indústria têxtil.

Mais cedo, o premiê havia emitido uma mensagem dizendo que a Fábrica de Seda de Tomioka contribuiu para o desenvolvimento da indústria de seda no mundo, através da fusão da tecnologia ocidental com a indústria de sericultura tradicional do Japão.

Abe afirmou ainda que essas propriedades culturais são um tesouro do Japão, e manifestou sua determinação em preservá-las de forma apropriada e entregá-las para a próxima geração.

 

Xilogravura da Fábrica de Seda de Tomioka, datada do  século XIX (Foto: Fornecida pelo Governo de Tomioka)
Xilogravura da Fábrica de Seda de Tomioka, datada do século XIX (Foto: Fornecida pelo Governo de Tomioka)

 

(Com informações da Agência Kyodo e NHK News)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Museu em Chiba mostra invenções desenvolvidas por jovens estudantes

Next Article

Nintendo anuncia ‘Primal Reversion’, novo tipo de evolução de Pokémons

Related Posts